Estudantes Raila Rocha, Rafael Tavares e Regivane Nazário.
Foto: Divulgação

Falar sobre a democratização do cinema, sem conhecer um cinema, foi o desafio da estudante Raila Rocha Corado, 17 anos, aluna da Escola Estadual Salmon do Amaral Brito, localizada na cidade de Lagoa do Tocantins. Ela tirou nota 940 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Mas este não foi o seu primeiro desafio. Quando cursava a 1ª série do ensino médio, Raila fez as provas do Enem como experiência, mas para a sua decepção, tirou zero na redação. O despertar aconteceu, no final da 2ª série, numa aula de Física com o professor Júlio César de Oliveira, que falou uma frase que foi muito impactante para a estudante. O professor Júlio foi enfático em dizer: “Que o estudo, para o pobre, era o único caminho para chegar à faculdade dos sonhos”. 

Raila contou que fez uma reflexão sobre a frase e promoveu algumas mudanças na vida. “Elaborei um plano de estudos para o ano de 2019. Comecei a assistir aulas de redação virtuais, escrevia um texto, a professora lia e devolvia com comentários e sugestões. Refazia o texto e foi assim que passei a dominar a técnica da redação”, contou.

Raila começou a escrever argumentações, regras e fórmulas e colou na parede do quarto, com a finalidade de ficar mais fácil a visualização e facilitar a memorização. “Foram dias de intensos estudos, mas valeu a pena. Quando vi a minha nota da redação, fiquei surpresa e muito feliz”, frisou.

Raila contou com a parceria da professora de Redação, Sildenir Ribeiro Soares, que utilizou as apostilas do programa #ToNoEnem, elaboradas pela equipe da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

“O meu sonho, desde criança, foi cursar odontologia ou medicina para trabalhar na área da saúde. Para isso era necessário que eu me esforçasse o máximo possível, pois minha mãe, professora, e meu pai, agricultor, não têm condições financeiras de arcar com as mensalidades desses cursos. Com a nota que tirei, parece que será possível ganhar a bolsa para o curso de odontologia”, comentou.

Vagas nos cursos de Medicina

A estudante Regivane Nazário Parente, 17 anos, alcançou a nota 920 na redação do Enem. Ela cursou o ensino médio no Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência, localizada em Lajeado. Regivane contou que, em 2018, fez as provas do Enem como experiência e, na ocasião, tirou a nota 580 na redação.

Então, em 2019, ela reforçou sua rotina de estudos para alcançar o seu sonho que é estudar Medicina. “Tinha um cantinho no meu quarto em que passava horas estudando. E ter alcançado uma nota excelente na redação ajuda na conquista de vaga numa faculdade por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e no Programa Universidade para Todos (Prouni)”, afirmou.

Outros exemplos

No Colégio Nossa Senhora da Providência, o estudante Gabriel Henrique Marinho da Silva, conseguiu a nota 960 na redação e a estudante Vitória de Sousa Almeida, atingiu a nota 800.

O estudante Rafael Tavares, 17 anos, que concluiu o ensino médio no Centro de Ensino Médio Tiradentes, em Palmas, alcançou a nota 940 na redação. Rafael destacou que o sucesso na redação ele agradece ao professor Paulo Martins. “Ele tem uma didática que nos ajuda a compreender melhor, aprendemos a estrutura da produção de textos e, toda semana, produzíamos duas redações. O professor fazia as correções e comentávamos”, comentou.

Rafael tinha feito da prova do Enem em 2018, como experiência, mas a sua nota na redação foi 340 pontos. “Veja como foram importantes as aulas do professor Paulo Martins. Quando recebi o resultado do Enem estava na rua, mas liguei imediatamente para ele, agradecendo”, contou.

Rafael disse que desde criança deseja cursar Medicina, pois sua mãe é enfermeira. E se não conseguir entrar no curso neste ano, continuará estudando para tentar no próximo Enem. Falando sobre a rotina de estudos, Rafael comentou que estudava no CEM Tiradentes, no período da manhã, e quando chegava em casa, começava a estudar até às 22 horas.

Este ano, a redação abordou o tema “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”, e as provas do Enem foram realizadas nos dias 3 e 10 de novembro de 2019. A prova de redação foi aplicada no primeiro dia. Dos mais de 3,9 milhões de participantes do Enem, apenas 53 conseguiram a nota máxima (1.000) na redação e 143.736 estudantes tiraram nota zero.