A professora Djanira Luz Viana dedicou mais de 30 anos da sua vida para educação tocantinense.
Foto: Márcio Vieira/Gov. TO

Com 82 anos e pensamento ligeiro, a professora Djanira Luz Viana tem uma vida dedicada à educação. Natural de Miracema do Tocantins, na época Miracema do Norte, aos 16 anos ela iniciou a sua dedicação ao ensino como professora da rede municipal, e aos 26 anos foi efetivada na rede estadual de ensino.

Após quatro anos atuando no município de Miracema, já casada, ela se mudou para Gurupi, onde ingressou na rede estadual de ensino. Lá, ela enfrentou sua primeira dificuldade para dar continuidade a sua paixão pela sala de aula. “Meu marido não queria que eu trabalhasse, mas, eu e a mulher do prefeito convencemos ele”.

Orgulhosa, ela revela o seu segredo. “Eu fui bem sucedida, fui uma professora de grande gabarito, por que eu fazia aquilo que eu amava. Eu queria ser professora. Meu pai me colocou na escola para ser professora, e eu fiz a vontade do meu pai. Trabalhei com muita dedicação e prazer. A coisa melhor do mundo é a gente fazer aquilo que gosta”, ressaltou.

Em Gurupi, onde atuou em instituições públicas e privadas, ela conta que viveu os momentos mais emocionantes da sua vida. “Eu fui condecorada duas vezes, primeiro pela Emater Goiás [Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa] e depois pelo diretor de uma escola em que eu trabalhava”, lembrou.

Djanira Luz Viana trabalhou com turmas multisseriadas nas séries inicias e foi professora de língua portuguesa no ensino médio. Quando aposentou, em 1998, lecionava na Escola Estadual João XXIII. Apaixonada pela sala de aula, mesmo depois de aposentada, ela faz questão de participar das atividades realizadas pela Educação.  “Eu faço questão de participar porque eu nunca me esqueço do tempo em que fui professora”, pontuou. 

Em uma cadeira de rodas, presente nas ações do “Professor que Educa, Faz!”, ela destacou como o seu amor impactou a vida da sua família. O seu neto, Pedro Luz Viana Júnior, seguiu o exemplo da avó. Ele é professor de Educação Física da Escola Estadual José Seabra Lemos, em Gurupi. E Pedro casou com uma professora, Ana Carolina Parente Feire, pedagoga da Escola Militar de Gurupi.

Na concepção de Djanira Luz Viana, a profissão de professor é uma das mais belas missões que um ser humano pode assumir. Com seu jeito espontâneo, ela tem uma definição muito amorosa para esse profissional da educação.  “Ser professora é fazer tudo de bom para humanidade. Ser professor é ser útil a nação”.