João Olinto não permitiu a entrada dos fiscais sem uma

Foragido desde o último dia 12, o advogado João Olinto Garcia de Oliveira, pai do deputado Olyntho Neto (PSDB), se entregou à Justiça na noite desta terça-feira, 27.

Acompanhado de advogado, ele compareceu ao Fórum de Palmas e deve ficar preso no Quartel Geral da PM.

Ele teve a prisão decretada pela Justiça por suspeita de envolvimento no escândalo do lixo hospitalar.  Para a PC, é João Olinto que comanda a empresa Sancil e as duas mulheres que constam como sócias seriam laranjas. Elas já compareceram à Justiça, mas não foram presas porque a justiça aceitou o pedido de Habeas Corpus.

No último domingo(25) a PC prendeu o filho de João Olinto, Luiz Olinto Rotoli Garcia de Oliveira.  Ele jaá havia sido detido às vésperas da eleição com uma mala de R$ 500 mil, mas foi solto e a PF investiga o caso.

João Olinto é  investigado no escândalo do lixo hospitalar e é suspeito de organização criminosa e crime ambiental. Ao G1 Tocantins, o  advogado dele, Antônio Ianowich, disse que  o cliente "vai responder ao processo dentro da legalidade".

Sócias laranjas

A empresa envolvida no escândalo do lixo é a Sancil, contratada emergencialmente pelo Estado por R$ 500 mil mensais para coletar  lixo hospitalar. Entretanto, ao menos 200 toneladas foram armazenadas num galpão em Araguaína.

Para a PC, a referida empresa seria controlada por João Olinto. O nome dele não aparece em documentos da Jucetins de 2018, e sim o nome de duas de suas funcionárias como sócias:  Ludmila Andrade de Paula e Waldireny de Souza Martins.

Investigação da polícia aponta que as duas seriam "laranjas" e Joao Olintoera quem de fato comandava a empresa. "Então, ele tinha todo o domínio do fato. (...) Então, com certeza, é a pessoa que comandava esse esquema fraudulento".  Disse o delegado regional Bruno, em entrevista no último dia 12.

Leia +

http://araguainanoticias.com.br/noticia/51167/tj-nega-habeas-corpus-ex-juiz-eleitoral-investigado-no-escandalo-do-lixo/

http://araguainanoticias.com.br/noticia/50985/ex-juiz-barrou-1a-fiscalizacao-no-galpao-de-lixo-hospitalar-e-esta-foragido-ha-uma-semana/

http://araguainanoticias.com.br/noticia/51237/irmao-de-olyntho-neto-e-preso-em-palmas-por-suspeita-de-envolvimento-no-escandalo-do-lixo/