A população do Setor Couto e região recebeu uma nova Unidade Básica de Saúde totalmente modernizada e pronta para oferecer um atendimento mais eficiente e acessível. Com 24 salas de atendimento, a unidade conta com seis consultórios médicos, dois consultórios de odontologia, salas da Equipe Multiprofissional, expurgo, esterilização, farmácia e sala de coleta de exames. Além disso, os banheiros foram reformados e adaptados para atender pessoas com deficiência (PCD).
Os serviços da UBS estão disponíveis a partir desta segunda-feira, 9 de dezembro, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, com previsão de atender cerca de 7.170 moradores do Setor Couto e região.
“Com essa nova estrutura e uma equipe capacitada, reafirmamos nosso compromisso de oferecer um atendimento humanizado e eficiente, garantindo qualidade no serviço para todos. Essa é mais uma prova de que, juntos, podemos transformar nossa cidade em um lugar cada vez melhor para viver", afirmou o prefeito Wagner Rodrigues.
Infraestrutura reestruturada
Com um investimento de R$ 398.668,97, oriundo de emenda do senador Eduardo Gomes, a UBS recebeu diversas melhorias, como a instalação de um novo sistema elétrico, a troca do piso cerâmico e a revitalização do piso. A reestruturação incluiu, ainda, a substituição das peças hidrossanitárias, como torneiras e bacias sanitárias, além de novas portas de madeira e ferro nos abrigos de lixo.
A secretária de Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia, destacou a importância da nova UBS do Setor Couto. “Este é mais um marco na saúde pública da nossa cidade e estamos comprometidos em oferecer um atendimento de qualidade, que respeita as necessidades de cada cidadão”, afirmou a secretária.
A nova estrutura também contempla drenos ecológicos para reutilização da água dos aparelhos de ar-condicionado, tanto na jardinagem, quanto na limpeza da unidade, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.
Equipe preparada
A unidade atende os setores Setor Bela Vista I, Vila Couto Magalhães, Setor Couto, Vila Norte, Loteamento Itapuã, Planalto e Belchior, e dispõe de três Equipes de Saúde da Família, duas Equipe de Saúde Bucal, totalizando um gerente, três médicos, três enfermeiros, nova técnicos de enfermagem, 12 ACS (Agentes Comunitários de Saúde), dois dentistas, dois auxiliares de saúde bucal, cinco servidores administrativos e um farmacêutico. A Equipe Multiprofissional (Emult) inclui dois assistentes sociais, um educador físico, dois psicólogos, um psiquiatra e dois nutricionistas.