Com uma estreia especial no cinema, reservada para o elenco e convidados, Araguaína recebeu, na noite desta quarta-feira, 17, a exibição do primeiro longa-metragem de ficção produzido no município. O evento contou com a presença de empresários, apoiadores e representantes da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer de Araguaína.
Durante a estreia, o prefeito Wagner Rodrigues destacou o apoio do município à produção cultural local.
“Apesar de ser uma produção independente, que foi em grande parte custeada por recursos federais da Lei de Incentivo à Cultura, a Prefeitura de Araguaína não mediu esforços para apoiar a produção do longa e incentivar a cultura local. Este filme se torna um grande orgulho para os araguainenses, mostra que temos grandes artistas e que temos capacidade de descentralizar a produção cinematográfica do Brasil”, afirmou.
O longa-metragem “Circo dos Sonhos” foi exibido pela Rede Cinex de cinemas em Araguaína e teve estreia em Palmas no dia 15 de dezembro. Dirigido por Nival Correia e Breno Ferreira, o filme narra a história de Joaquim, um homem que retorna à sua terra natal marcado por um passado doloroso e encontra, com a chegada de um circo itinerante, a possibilidade de recomeço, reconciliação e afeto.
A produção envolveu uma equipe de quase 100 profissionais, em sua maioria tocantinenses, e contabilizou mais de 300 horas de gravação ao longo de 22 dias de filmagens realizadas em julho deste ano, com diversas locações em Araguaína.
Elenco do filme
Cerca de 90% do elenco é formado por artistas locais. Entre eles está a atriz Nice Albano, que vive em Araguaína há sete anos e fez sua estreia no cinema interpretando dona Irene, a matriarca da trama.
“Vim do teatro e a experiência com o cinema foi algo surpreendente, mas o fator mais gratificante foi saber que este filme foi criado e produzido por gente daqui, além de representar a cultura e costumes desta terra. É motivo de muito orgulho”, afirmou a atriz.
O filme também conta com a participação de artistas reconhecidos nacionalmente, como o ator e humorista Davi Pinheiro, conhecido pelo personagem Armando Volta, marcado pelo bordão “Sambarilove”, dos programas humorísticos Escolinha do Professor Raimundo, da Rede Globo, e Escolinha do Barulho, da Rede Record.
Divisor de águas para o audiovisual
Para o produtor executivo e responsável pelo projeto, George Henrique Silva, o lançamento representa um divisor de águas para o audiovisual regional.
“O lançamento de Circo dos Sonhos é o resultado de um trabalho construído com muito cuidado, coragem e amor pelo cinema. A Prefeitura de Araguaína foi uma grande apoiadora desta produção e realmente crucial para que esta produção artística pudesse acontecer. Esse filme é fruto de Araguaína e uma entrega para todos que acreditam que é possível produzir cinema de qualidade fora dos grandes centros”, destacou.
Criação local
Circo dos Sonhos é uma realização da Artpalco Produções Cinematográficas, com patrocínio do Edital de Audiovisual da Lei Paulo Gustavo, por meio do projeto “Esperando o Silêncio”, com apoio da Secretaria Estadual de Cultura do Tocantins (Secult) e do Ministério da Cultura (MinC). O projeto também contou com apoio da Prefeitura Municipal de Araguaína e de empresas parceiras locais.


