Política

Araguaína promove 1ª Conferência Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário dia 29 de agosto

Nesta primeira etapa, promovida pela Prefeitura de Araguaína, serão escolhidas até 20 propostas e 10 delegados para a etapa estadual, em setembro. A 3ª Conferência Nacional do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário será realizada em Brasília, entre os dias 15 e 17 de outubro.

O evento tem como foco moradores e produtores de cerca de 20 projetos de assentamento e comunidades rurais do município.
Foto: Marcos Filho / Secom Araguaína

No próximo dia 29 de agosto, a Prefeitura de Araguaína promove a 1ª Conferência Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário com o objetivo de construir propostas que vão servir de referência para as políticas nacionais e projetos do Governo Federal para os povos do campo, das águas e das florestas.

O evento será das 8 às 17 horas, com intervalo para o almoço, no auditório da Unopar, localizada na Av. Santos Dumont, Setor Manoel Gomes. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no dia do evento.

Em Araguaína, a conferência vai mobilizar os moradores e trabalhadores de cerca de 20 projetos de assentamento e comunidades rurais do município. Os participantes vão se reunir em salas para discutir cinco eixos temáticos. Cada grupo deverá apresentar seis propostas, que vão para votação em plenário no final da conferência. No total, na etapa municipal, cada cidade deve encaminhar até 20 propostas para a Conferência Estadual, prevista para os dias 3, 4 e 5 de setembro, em Palmas.

Os conferencistas também deverão eleger 10 delegados que vão representar Araguaína na 2ª etapa. O resultado da conferência estadual será levado para a 3ª Conferência Nacional do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que será realizada em Brasília, entre os dias 15 e 17 de outubro.

“Esse é uma oportunidade ímpar para que as nossas comunidades rurais possam ajudar a construir as políticas públicas nacionais para o campo. A prefeitura tem várias frentes de ações de apoio à zona rural, como o programa Alimenta Araguaína, recuperação de estradas e novas pontes, todas com recursos municipais. E vários programas o Município executa com verba federal, como o Compra Direta. Chegou a hora de fortalecermos e ampliarmos essas ações com base nas demandas dessa população”, pontua o secretário Joaquim Quinta Neto, do Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Meio Ambiente e Turismo.
 

Conheça os eixos

Eixo 1: Papel do Brasil Rural

Eixo 2: Transformação agroecológica dos Sistemas Alimentares e do Brasil Rural

Eixo 3: Democratização do acesso ao território, à terra e à água

Eixo 4: Direitos sociais e Bem Viver

Eixo 5: Estado, participação popular e políticas públicas para o Brasil Rural


Todos os eixos temáticos deverão debater e elencar propostas que incluam:

Autonomia das Mulheres Rurais

Autonomia e emancipação da Juventude e Sucessão Rural

Promoção do etnodesenvolvimento dos Povos e Comunidades Tradicionais

A proposta da Prefeitura de Araguaína é envolver os moradores e produtores dos P.A Três Riachos, Paraíso, Rio Preto, Manoel Alves, Caju Manso, Alegre, Sucupira, Gurgueia, Água Amarela, Mirindiba, Brejão, Coruja, NPA 01, Crato, Cerâmicas, Levinha, Chaparral e Gleba Conceição, entre outros.

A 1ª Conferência Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidária conta com o apoio do Sebrae Tocantins, Unopar, Agrofértil, Alvorada Produtos Agropecuários, Vitaboi e Agrocam.
 

Confira a programação

8 às 9 horas – Credenciamento dos participantes e café da manhã

9 às 9h30 – Abertura oficial

9h30 às 10 horas – Apresentação da conferência

10 às 12h30 – Discussões e debates nos eixos temáticos com elaboração de propostas

12h30 às 13h30 – Almoço

13h30 às 14 horas – Retomadas das discussões nos grupos

14 às 16 horas – Apresentação e aprovação das propostas elaboradas

16 às 16h30 – Lanche

16h30 às 17h30 – Escolha dos delegados representantes e encerramento