Tocantins apresenta grande potencial na produção de mel
Foto: Joatan Silva/Gov. TO

Com o objetivo de incentivar a preservação das espécies polinizadoras, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e parceiros realizam o VIII Seminário Estadual de Apicultura e o II Seminário Estadual de Meliponicultura.  Os eventos acontecem em Araguaína, quinta-feira, 15 e sexta-feira, 16. A abertura ocorre na quinta-feira, 15, às 13h30, no auditório Cimba, no Campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Na abertura, serão entregues os materiais e equipamentos de insumos aos cinco pesquisadores contemplado no Edital da Seagro em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT) para projetos de pesquisa nas áreas de apicultura e meliponicultura no Tocantins.

Conforme o resultado do edital nº 01/2018, publicado em maio deste ano, foram contemplados pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO) os pesquisadores: Dr. Francisco de Assis Uchoa e Dr. Herbert Lima Batista. Os pesquisadores Dr. Cláudio Henrique Clemente Fernandes e Dr. Afraim de Santana de Sousa venceram o certame pela Unitins e o Dr. Conceição Aparecido Previero, pelo CEUL/Ulbra. Esta é mais uma das metas cumpridas Planejamento Estratégico da Apicultura do Tocantins 2016/2019,

Seminários

Baseados nos eixos: Conhecer para preservar; Preservar para produzir; Produzir para sustentar e Sustentar para desenvolver, os seminários são oportunidade de acesso ao conhecimento acerca da atividade no Tocantins e troca de informações e experiências de sucesso, apresentados nos formatos de palestras, oficinas, mesa redonda e debate.  

Uma das ações do Planejamento Estratégico da Apicultura do Tocantins 2016/2019, os seminários concluem uma das metas do planejamento executado da Câmara Setorial da Apicultura.

A médica veterinária e responsável pela a ação, Érika Jardim destaca que os materiais e os equipamentos para implantação dos apiários e meliponários didáticos  “são importantes instrumentos para levantamento de dados e informações sobre a apicultura no estado, como espécies de abelhas, flora e  flores para realizar o manejo adequado das abelhas propiciando o políticas públicas para o desenvolvimento da atividade”.

Autora de artigos científicos sobre a apicultura do Tocantins, Érika Jardim explica que segmento api?cola no estado e? formado por cerca de 1,3 mil apicultores congregados em mais de 50 associac?o?es, duas cooperativas e uma federac?a?o.

Para a técnica, a apicultura constitui-se uma das atividades agropecua?rias de grande potencial no Tocantins, produz 230 toneladas de mel por ano. Ale?m da importa?ncia econo?mica, a atividade produz impacto social, pois vem sendo praticada, principalmente, por pequenos produtores da agricultura familiar, que têm na apicultura uma alternativa para complementac?a?o da renda.

“O setor e? extremamente importante no que diz respeito a? inclusa?o econo?mica e social de produtores de baixa renda, bem como para a preservac?a?o do meio ambiente, o que torna a atividade sustenta?vel economicamente, tecnicamente e ambientalmente”, frisa Érika Jardim.

Parceiros realizadores

Seagro; Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins);  Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec); Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT); FAET; Senar; Sebrae; Universidade Federal do Tocantins (UFT); CEUL/Ulbra; Sistema OCT; Sindicato Rural de Araguaína; IFTO; Faculdade Católica e a Federação Tocantinense de Apicultura (Fetoapi).

As inscrições podem ser feitas on-line no link.

Programação em anexo:

Arquivo(s)