Bombeiros, os cães de busca e Marivane já na casa após o resgate
Foto: Divulgação /Corpo de Bombeiros

Uma mulher de 46 anos, que estava perdida em uma mata no Assentamento Só Se Vendo, em Nova Rosalândia, a cerca de 117km de Palmas, no Vale do Araguaia, encontrou o caminho de casa graças a ação dos bombeiros militares da Companhia Independente de Busca e Salvamento (CIBS) de Palmas, no início da tarde desta segunda-feira, 06. O sucesso da ação é compartilhado com dois cães de busca da instituição, o cão Ulf e a cadela Sky.

Marivane Barbosa da Silva se perdeu domingo, por volta das 13h, numa área alagada, mas dentro da mata, nas proximidades do Assentamento. Familiares iniciaram as buscas e só depois de mais de 20 horas do ocorrido, é que acionaram o Corpo de Bombeiros Militar. Com apoio dos dois cães, a equipe composta de três integrantes demorou cerca de uma hora e meia para executar a varredura e obter sucesso.

Segundo relatou o sargento Raphael Mollo, chefe da equipe, a estratégia logo de manhã foi verificar o mapa da região e preparar o cão (Ulf) com a técnica do “odor específico”. “Apresentamos a ele o odor da vítima através de um artigo coletado no quarto dela e deixamos o cão trabalhar”, explicou. Já na mata, Ulf chegou a uma área alagadiça e ali se manteve farejando, dando sinais de que Marivane poderia estar por perto.

Entrou em cena, então, a cadela Sky, na segunda etapa da estratégia da equipe. “Descartamos parte da área alagada, e por volta das 13h, saímos do local para descansar os cães e almoçar. As buscas na outra parte da área seriam feitas depois do almoço, logo após a pausa do descanso. Porém por volta das 13h15, avistamos a vítima saindo da área que seria foco da continuidade do nosso trabalho no período da tarde”, conta Raphael Mollo.

Segundo o sargento, Marivane estava desidratada e desorientada. A mulher foi socorrida pela equipe e familiares e levada para a casa. “Ela nos contou que só conseguiu encontrar o caminho de volta após ouvir a nossa movimentação com os cães na área alagada”, frisou o sargento.

Familiares e vizinhos relataram que não fizeram buscas na mata, pois a mulher não tinha costume de entrar no local sem a companhia de alguém.

Aviso imediato

O sargento Raphael Mollo reitera a importância do acionamento imediato após a constatação do desaparecimento de pessoas, para maior eficiência nas buscas.

“Quanto mais rápidos somos acionados, melhor é a eficácia dos cães nas buscas. Em caso de desaparecimento, pedimos que nos acionem o quanto antes.  Não precisa esperar 24 horas para fazer o acionamento. Se tem total certeza que alguém sumiu, já nos chamem."

Raphael Mollo enfatiza a importância de ter cães qualificados e certificados e também militares com conhecimento técnico.