
Na manhã desta terça-feira (11/05), foi aprovado, no Plenário da Câmara Municipal de Araguaína, o Projeto de Lei n° 044/2018 que institui o Dia Municipal do Doador Voluntário de Sangue e a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Sangue no município de Araguaína.
O Dia do Doador Voluntário de Sangue é comemorado anualmente em 25 de novembro no Brasil. A data, além de homenagear as pessoas que reservam um “tempinho” do seu dia para doar sangue, também serve para informar e conscientizar a população sobre a importância de ser um doador de sangue.
Existem, em Araguaína, centenas de doadores de sangue voluntários que, no anonimato, ajudam a salvar vidas com seu próprio sangue. São estes heróis sem medalha que fazem o bem sem olhar a quem e só são lembrados quando alguém precisa realizar algum procedimento que exige transfusão de sangue.
Quantas vezes o doador deixa o trabalho, o aconchego da família, o lazer programado merecidamente, para fazer este gesto de solidariedade. Até porque, a qualquer momento, a necessidade de sangue pode ser de qualquer um de nós, em situações de urgência ou emergência, como, por exemplo, nos casos de acidentes.
O Projeto de Lei é de autoria da vereadora Maria José Cardoso Santos (PSDB) e, segundo a vereadora, autora do Projeto, “essa sensibilização, vale lembrar, é fundamental para salvar vidas, uma vez que não existem formas de substituir o sangue proveniente da doação para atender a pacientes com problemas diversos, como anemia, distúrbios de coagulação, entre outros. Por isso, a nossa intenção com este projeto é desmistificar o ato de doar sangue e incentivar as pessoas a aderirem a essa causa social, pois uma simples doação de sangue pode salvar muitas vidas.”
O Projeto segue para sanção do Prefeito Municipal.