O curso de primeiros socorros é gratuito e vai acontecer na tarde deste sábado, 10/12.
Foto: Divulgação

Dados da ONG Criança Segura revelam que boa parte das mortes de criança por acidentes acontecem durante as férias e que 90% desses incidentes podem ser evitados com medidas simples de prevenção. Segundo o médico Mateus Mota, o objetivo da campanha “Aprenda a salvar vidas” é o de proporcionar aos pais, cuidadores e professores, recursos de ação para fazerem os primeiros atendimentos em situações de urgência, até a chegada do socorro.

“Engasgo e afogamentos são situações que acontecem muito no nosso dia a dia e pouquíssimas pessoas são preparadas para fazer manobras importantes na vítima até que o socorro chegue”, comenta. O médico explica que a ausência de oxigenação diminui muito a probabilidade de vida e que manobras de salvamento bem-feitas podem manter a ventilação acontecendo até a chegada de um socorro especializado ou mesmo salvar a vida imediatamente.

Férias tranquilas

Nesse momento em que todos estão se preparando para passeios e viagens, a Estação Saúde Brasil resolveu oferecer um curso de primeiros socorros gratuito voltado para pais, cuidadores e professores para deixar a segurança das férias ainda melhor. “Nosso objetivo é sempre fazer com que a saúde seja sempre acessível e nada melhor do que preparar pessoas para salvarem vidas”, comentou Patrícia Bringel, administradora da clínica.

O curso de primeiros socorros é gratuito e vai acontecer na tarde deste sábado, 10/12, às 14h, na própria clínica, localizada na Avenida 1º de Janeiro, no Centro, acima da Caixa Econômica Federal. A taxa de inscrição é um 1kg de alimento não perecível que será doado a instituições de caridade. Quem tiver interesse deve entrar em contato no telefone 63 3321-2000.  Ao todo, estão sendo ofertadas 20 vagas e, dependendo da demanda, outras turmas serão abertas.