Notícias

CAPS AD III de Araguaína terá capacidade de atendimento ampliada com a construção de sede própria

Referência para 17 municípios da região Médio Norte do Tocantins, unidade atende a pessoas com transtornos graves e persistentes decorrentes do uso de substâncias psicoativas de forma gratuita

Ao todo, serão investidos R$ 2,3 milhões, oriundos do Governo Federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As obras estão hoje com cerca de 8% executados, com previsão de conclusão no final de 2026.
Foto: Thiago Santos / Secom Araguaína

A Prefeitura de Araguaína está ampliando a estrutura oferecida no atendimento voltado aos serviços de saúde mental e bem-estar da comunidade, com a construção da sede própria do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD III), no Setor Cimba, próximo à UBS Manoel Maria.

O CAPS AD III já existe há 12 anos em Araguaína, sendo referência para 17 municípios da região, atendendo a indivíduos maiores de 18 anos com transtornos graves e persistentes decorrentes do uso de substâncias psicoativas. Todo o atendimento é gratuito e promovido por uma equipe multidisciplinar, que realiza desde o acolhimento inicial, passando por consultas com psiquiatras e psicólogos, até a equipe completa de enfermagem, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.

“Hoje o serviço é oferecido em um prédio alugado, que já passou por reforma e ampliação para melhorar a qualidade do serviço oferecido à população. A construção de uma sede própria irá possibilitar um ambiente mais moderno e adequado para a realização dos atendimentos, além de possibilidade de ampliação da capacidade de atendimento e terapias oferecidas atualmente”, explica a gerente da Saúde Mental de Araguaína, Aurélia Melgaço.

Nova estrutura

Ao todo, serão investidos R$ 2,3 milhões com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. As obras estão hoje com cerca de 8% do total executados, em fase de levante de alvenaria e previsão de conclusão no final de 2026.

O novo prédio irá contar com cinco dormitórios coletivos, duas salas de atendimento privativo, sala de repouso para os profissionais, farmácia própria, duas salas para atividades coletivas, espaço de convivência interno e externo, além de sala de medicação e posto de enfermagem. Terá também uma cozinha ampla, refeitório, banheiros com vestiários destinados a pacientes e profissionais, área de serviço, setores administrativos com sala de reunião e estacionamento próprio.

“A principal finalidade do CAPS é proporcionar apoio integral aos pacientes que pleiteiam os serviços, ressaltando que se trata de um serviço de demanda voluntária. A nova estrutura em construção trará impactos positivos na saúde mental e no bem-estar da comunidade, todos os investimentos na nova sede estão sendo realizados com o intuito de aprimorar os programas de suporte e acompanhamento aos pacientes e seus familiares, bem como toda a rede de apoio aos acolhidos”, reforça a secretária de Saúde de Araguaína, Dênia Chagas.

 
Atendimento 24h

Conforme levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde no primeiro quadrimestre deste ano, o CAPS AD III prestou assistência a quase 12 mil pacientes, com uma média de atendimento de 80 pessoas todos os dias.Atualmente o CAPS AD III está localizada na Rua 6, número 99, no Bairro Senador. O serviço funciona 24 horas por dia e aceita demandas espontâneas, sem necessidade de encaminhamento.