Educação

Carlesse participa de aula inaugural que marca início do ano letivo da rede estadual

A abertura oficial do ano letivo para os estudantes da rede estadual de ensino ocorreu nesta segunda-feira, 3, no auditório da Escola Estadual Professora Elisângela Glória Cardoso, em Palmas

Aula inaugural marca início do ano letivo para cerca de 150 mil estudantes da rede estadual de ensino
Foto: Katriel Bernardes/Gov. TO

Cerca de 150 mil estudantes da rede estadual de ensino voltam às aulas nesta segunda-feira, 3. Para marcar o início do ano letivo de 2020, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realizou uma aula inaugural, nesta segunda-feira, 3, no auditório da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas. A solenidade contou com a presença do governador, Mauro Carlesse, e do vice-governador, Wanderlei Barbosa.   

A aula inaugural foi marcada por apresentações culturais, roda de conversa, palestras e depoimentos de estudantes da rede estadual que tiveram as suas vidas marcadas pelo ensino público. Os estudantes egressos, Eva Silvestre, do Centro de Ensino Médio Castelo Branco de Colinas do Tocantins e Gustavo Fernandes Siqueira, da Escola Estadual Professora Carmênia Matos, de Porto Nacional, participaram de mesa-redonda em que abordaram a importância do projeto de vida e do esporte na rede estadual.

Já o médico Dowglas Oliveira, também egresso da rede estadual de ensino, falou da construção da sua história e da importância da persistência para alcançar seus objetivos. A patinadora Kaila de Paula, de Gurupi, que irá representar o Tocantins no maior torneio de Patins Street da Europa, o Winterclash 2020, nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro, também trouxe um pouco da sua história para os estudantes.

Partindo do tema ‘Construindo a minha história’, a solenidade realizada em Palmas chamou atenção para o papel do aluno na sala de aula, conforme destacou a titular da Seduc, Adriana Aguiar. “A nossa proposta é fazer com que os estudantes tenham a consciência de que eles são protagonistas e estão construindo a sua história. Aqui, eles começam mais um capítulo de suas vidas. Que eles abracem os 200 dias letivos que vêm pela frente e que estabeleçam metas, pois com certeza terão um bom resultado”, apontou.

O governador, Mauro Carlesse, destacou que a Educação tocantinense tem recebido uma atenção toda especial do Governo do Estado. “Os estudantes precisam ter força de vontade e um objetivo para alcançar, independente de estar no campo ou na cidade. E eu fico feliz por cada dia mais estarmos fazendo investimentos na melhoria das escolas, e sabemos como esses investimentos fazem a diferença na vida do estudante, como eles ajudam na construção e na realização de sonhos”, ressaltou.

Estudantes

Os primos Lucas Amorim dos Santos de Moura e Lara Castro Santos, ambos de 15 anos de idade, são egressos da rede privada de ensino e este ano vão cursar o 1ª série do ensino médio na Escola Estadual Professora Elisângela Glória Cardoso. Lucas Amorim destacou que tem muitos projetos para 2020. “Estou voltando para a rede pública na expectativa de que esse seja um ano de superação, de muitas conquistas na aprendizagem e que eu possa adquirir novos conhecimentos”, apontou.

Já a estudante Lara Castro destacou o caminho que pretende percorrer para alcançar todos os seus objetivos. “A primeira coisa é manter o olhar firme no futuro que eu quero ter e pensando em manter sempre o foco, estudando, me dedicando e me preparando para os próximos passos. A rede estadual de ensino é um espaço importante e acessível para todos aqueles que querem construir um futuro melhor por meio da educação”, ressaltou.

Estar presente nos momentos mais importantes na vida da sua filha esse é um dos objetivos de Rosana Alves Potencio, que nesta segunda-feira foi acompanhar o primeiro dia de aula da filha na Escola Estadual Professora Elisângela Glória Cardoso. “A escola e a família têm um papel de grande importância na vida dos jovens, por isso, fiz questão de estar aqui, hoje, neste dia que marca a entrada da minha filha no ensino médio. Quero poder fazer a diferença na vida dela da mesma forma que eu sei que a escola vai fazer”.

O estudante Gustavo Ayres Bandeira Barros também ingressou na 1ª série do ensino médio neste ano e chegou com um plano bem definido. “Eu espero tirar notas boas e praticar esportes. Eu gosto de futsal. Para isso, sei que preciso estudar, prestar atenção nas aulas, absorver os conteúdos e desenvolver um plano de estudo para o momento em que eu não estiver na escola”.

Rede de Ensino

Comprometida com a oferta de uma educação de qualidade, neste ano de 2020, a rede estadual de educação do Tocantins conta com cerca de 150 mil alunos matriculados nos 139 municípios, distribuídos em 497 unidades de ensino. São 29 centros de ensino médio integral, com o projeto escola jovem em ação; 19 escolas que ofertam ensino técnico-profissionalizantes; 18 escolas militares, 4 escolas quilombolas, cerca de 100 escolas indígenas, 164 escolas que ofertam Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de 31 Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAES) e centros especializados.