Notícias

Cerca de 150 mil tocantinenses têm hábito de fumar; Saúde promove ações de controle

A Secretaria de Estado da Saúde promoveu um encontro para andamento do Programa Estadual de Controle do agravo

O encontro deu andamento ao Programa Estadual de Controle do Tabaco realizado pela SES
Foto: Divulgação

Na manhã da terça-feira, 08, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) promoveu, na sede do Ministério da Saúde (MS), em Palmas, uma reunião para alinhamento do Programa Estadual de Controle do Tabaco, realizado no Tocantins. O encontro teve o objetivo de dar andamento às ações de prevenção do consumo do tabaco, hábito que atinge mais de 150 mil pessoas em todo o Estado.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabaco, Andréa Cristina Alves da Silva, “essa reunião é um complemento do projeto piloto, ao qual nós estamos inseridos como representante da região Norte e hoje foi realizada a discussão da matriz do projeto”, afirmou acrescentando “o intuito é implementar as ações de combate ao tabagismo em nosso Estado, conseguindo abranger vários setores para fortalecer a rede”.

A analista técnica e farmacêutica da Coordenação Técnica das Doenças e Agravos Não Transmissão da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, Marta Rocha, afirmou que “esses encontros são relevantes. Nós que estamos nos municípios precisamos do apoio e das estratégias das esferas, para que as ações sejam realizadas de acordo com as nossas necessidades”.

Participantes

A reunião contou com representantes do Instituto Nacional de Câncer (INCA), responsável pela Política Nacional de Controle do Tabaco (PNCT), da Secretaria Estadual de Educação, Procon, Assistência Farmacêutica Estadual, Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer do Tocantins da SES-TO, Regulação, Monitoramento e Avaliação do Trabalho da SES-TO, Vigilância Sanitária (Visa), Universidade Federal do Tocantins (UFT), universidade privada Ulbra e Secretaria Municipal de saúde de Palmas.