
Depois das eleições, começou a circular um áudio sobre um “novo decreto de lockdown” em Palmas, Gurupi, Araguaína e Bico do Papagaio. A propagação do áudio é feita junto com a edição do Diário Oficial do Tocantins, do dia 1º de dezembro.
A mensagem pega carona na onda de que o coronavírus estava de férias e voltou após as eleições municipais do dia 15 de Novembro. “Olha aí o decreto (...) do Governador e os prefeitos vão ter que acatar.” Avisa o áudio, que é compartilhado em grupos de WhatsApp. Mas, afinal, é verdadeira ou falsa a informação?
Diante disso, a reportagem buscou checar a veracidade sobre o suposto lockdown decreto novamente pelo Governo do Estado. A conclusão é de que o áudio é verdadeiro, mas é antigo e circula como se fosse atual. Portanto, é boato a informação sobre um novo lockdown no Tocantins.
A autora do áudio é Thânia D'arc, que trabalha no Centro de Referência de Assistência Social de Augustinópolis. E foi gravado em maio desde ano, época em que o Governo do Estado decretou lockdown em Araguaína e outros 30 municípios, incluindo a região do Bico do Papagaio.
Inclusive, em entrevista ao Voz do Bico, Thânia falou sobre o verdadeiro contexto do áudio, gravado em maio de 2020, época do lockdown. “Eu sempre levava informações aos idosos, para orientá-los. Esse áudio é antigo. Não sei porque alguém divulgou agora com um documento que não tem nada a ver.”
O documento que Thânia cita é o Diário Oficial do dia 1º de dezembro, que circula junto com o áudio, mas não faz nenhuma menção ao termo lockdown. Tampouco menciona medidas restritas de combate ao coronavírus. Trata-se apenas de um artificio para induzir o cidadão mais desatento a acreditar no boato propagado.