Clínica-Escola Mundo Autista é referência no cuidado de crianças e jovens autistas na Região Norte do País
Foto: Marcos Sandes/Ascom Araguaína

Referência no cuidado de crianças e jovens autistas na Região Norte do País, a Clínica-Escola Mundo Autista, de Araguaína, foi escolhida para receber o Prêmio Nise da Silveira de Boas Práticas e Inclusão em Saúde Mental na Câmara dos Deputados. A clínica-escola, administrada pela Prefeitura de Araguaína com o apoio dos familiares dos usuários, foi uma das cinco entidades ou instituições escolhidas para o prêmio entre as mais de 50 que concorriam à honraria.

“A clínica faz parte de nossos compromissos de criar ambientes públicos de atendimento especializado. Somos pioneiros no País e o prêmio mostra que estamos no caminho certo”, comentou o prefeito Ronaldo Dimas após o anúncio da premiação.

Indicação

A votação, feita pelo Conselho Deliberativo do Prêmio, ocorreu na manhã desta quarta-feira, 21 de agosto, no Plenário 7, da Câmara. O conselho conta com dez deputados federais, indicados pelas mais diversas comissões da Casa.

A indicação da clínica-escola ao prêmio é de autoria da deputada federal Professora Dorinha. Para o deputado federal Tiago Dimas, que fez campanha pela concessão do prêmio à clínica-escola, inclusive fazendo corpo a corpo com os deputados, a honraria premia um trabalho de excelência realizado pelo estabelecimento.

“Isso só vem a dar mais força para o nosso trabalho aqui na Câmara na defesa das pessoas com o espectro autista. Em poucos meses, apresentei e consegui a aprovação de um projeto de lei (PL n° 1.712/2019) que vai fazer com que entidades como a nossa clínica-escola possam receber recursos federais para seu financiamento. O cuidado com a causa dos autistas é um compromisso meu de mandato e vou seguir trabalhando em prol dessas pessoas”, salientou.

Premiação

O prêmio, que será entregue na semana de 10 de outubro, em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, é um grande reconhecimento ao esforço da administração municipal de Araguaína para manter a clínica. Criada em setembro de 2016, o espaço funciona com recursos da Prefeitura.

A criação da clínica é resultado de um esforço conjunto, que se iniciou com a da Lei Municipal n° 3022, de autoria do vereador Marcus Marcelo.

Novo tratamento

Desde julho do ano passado, a Clínica-Escola Mundo Autista de Araguaína adquiriu um novo método de diagnóstico constituído por dois testes: Autism Diagnostic Observation Schedule – Second Edition (ADOS-2) e Autism Diagnostic Interview-Revised (ADI-R). O modelo é considerado o mais preciso e facilita o acesso do autista aos benefícios públicos.

O teste é excelente para diagnósticos do autismo leve ou moderado, que são os casos mais difíceis de obter a confirmação.  O ADI-R é um inquérito de 93 perguntas que são feitas a mãe da criança, quando as suspeitas do autismo são mantidas, é aplicado o ADOS-2, que são dez brincadeiras.

Esse exame pode custar mais de R$ 4 mil se realizado em clínicas particulares. Para ter acesso a uma consulta da Clínica-Escola Mundo Autista de Araguaína, é necessário encaminhamento das redes municipais da Saúde e Educação.

Clínica-Escola Mundo Autista em Araguaína