Av. Cônego João Lima, a principal via comercial de Araguaína, foi fechada para diminuir aglomeração de pessoas.
Foto: Marcos Filho/Ascom Araguaína

Com o fim do lockdown neste sábado (23) o comércio de Araguaína reabre parcialmente na próxima segunda-feira (25). Isso porque o prefeito Ronaldo Dimas (Podemos) não editou nenhum novo decreto ficam mantidas as medidas já estabelecidas pela prefeitura.

O prefeito Ronaldo Dimas afirmou neste sábado ao AN que deve aguardar de três a quatros dias para decidir se edita novo decreto. Com isso, o comércio volta a reabrir em Araguaína, mas com as restrições e medidas preventivas. Terá venda online, entrega Drive Thru, delivery e os recebimentos de carnês.

O uso de máscara no comércio e nos locais públicos continua obrigatório.  A venda e o consumo de bebida alcóolica também continuam proibidas na cidade.

Por enquanto, conforme Dimas, a única mudança é a incorporação de uma medida contida no decreto do Estado. “Proibição de reuniões, mesmo familiares. (...) Não há permissibilidade de reunião de nenhum tipo.”

Apesar do aumento do número de casos, Dimas assegura que há uma luz no fim do túnel, o que permite daqui três a quatro dias a possibilidade de flexibilizar as medidas. Explicou que houve redução no percentual de pessoas que precisaram de internação. “Espero que mantenha essa tendência de queda na ocupação hospitalar.”

Dimas se diz esperançoso com a adoção dos novos protocolos na UPA, que permite o uso da cloroquina e zinco em pacientes com covid-19. De pouco mais de 300 que usaram, só três precisaram de internação. Dos 20 leitos de UTI-covid do Estado em Araguaína, segundo Dimas, 15 (75%)  estão ocupados neste sábado.

Para o prefeito, a “luz no fim do túnel” vislumbra a possibilidade de em breve pode flexibilizar o funcionamento do comércio. Ressalto que a cidade conta agora com 20 leitos no Hospital de Campanha e na próxima semana chegará quatro respiradores para equipar a unidade hospitalar.