A alta concentração de ventos no período mais seco do ano e fácil combustão do cerrado, principal bioma do Tocantins, baixa umidade do ar e o clima seco, além da cultura de limpar pasto com fogo, colocam o Tocantins em quarto lugar no ranking de queimadas divulgado em 2014 pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Para reverter este quadro, o Governo do Estado, por meio do Comitê Estadual de Combate a Incêndios Florestais e Controle de Queimadas, planeja ações para 2015.
De acordo com o superintendente adjunto da Defesa Civil, o tenente-coronel Peterson Ornelas, o Estado já começou a se mobilizar com o objetivo de reduzir as queimadas e incêndios florestais. “Estamos traçando as metas para este ano, com planejamento preventivo e com o planejamento de combate às queimadas. Este ano, vamos trabalhar para sairmos do ranking, trabalhando de forma preventiva”, explicou.
Entre as atribuições do Comitê do Fogo, está a elaboração do Plano Anual de Controle e Combate às Queimadas, que conta com quatro etapas e tem 16 ações previstas. Entre elas, estão à campanha educativa de prevenção ao fogo e visita de sensibilização aos produtores rurais. Neste sentido, a Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado Tocantins (Adapec) desempenham um importante papel, em função da proximidade com os produtores rurais.
O inspetor agropecuário da Adapec Luis Henrique Michelin explica como funciona a atuação da agência. “Temos escritórios nos 139 municípios, então, dentro do processo de conscientização, organização de produtores, sensibilização, nós temos muito potencial para contribuir com o processo e dentro do Comitê”, ressaltou.
Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Dodsley Yuri Tenório, o trabalho preventivo é de fundamental importância para reverter o quadro de queimadas. “Se mostramos o que estamos fazendo, também temos apoio do governo federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente. Os resultados vêm por meio de orientação, do trabalho preventivo”, disse.
Comitê do Fogo
Instituído pelo Decreto nº. 645 de 20 de agosto de 1998, no sentido de aperfeiçoar as ações de controle e prevenção das queimadas no Estado do Tocantins, adotando a estratégia preconizada pelo Programa de Prevenção e Controle de Queimadas e Incêndios Florestais na Amazônia Legal (Proarco), o comitê também é responsável pelo Sistema de Combate a Incêndios Florestais e Prevenção às Queimadas Descontroladas no Estado.
Entre os órgão que compõem o Comitê do Fogo, além dos já citados, estão o Corpo de Bombeiros, Naturatins, Ruraltins, Exército, Marinha, Secretaria de estado da Educação, Ministério Público, Secretaria de Estado da Saúde, Polícia Militar/Cipama, Adapec, Seagro, Ibama/Prevfogo, entre outros.