Veja alguns desses métodos de como manter o foco trabalhando home office
Foto: Divulgação

Home Office pode parecer um sonho para muitos... não precisar se arrumar, fazer a barba, passar maquiagem e poder ficar de pijama, porém esse sonho é rapidamente desfeito quando se torna realidade e as pessoas perdem metade da produtividade que tinham quando trabalhavam fora de casa.

Um dos motivos é que quando você está em casa e tem a liberdade de fazer outras atividades, acaba que trabalho e vida pessoal entram em conflito e, infelizmente, se você não for uma pessoa focada e com metas, as suas pessoalidades ganham do trabalho.

Pessoas que trabalham com marketing digital costumam fazer muito trabalho home office. Para quem não conhece o que é marketing digital, ele é um conjunto de ações e estratégias feitas por profissionais para atingirem metas de empresas no mundo digital. Esses profissionais costumam dizer que existem benefícios e que pode ser ótimo trabalhar em casa, porém existem alguns métodos que você deve seguir para ser produtivo e atingir suas metas sem frustrações.

Veja alguns desses métodos de como manter o foco trabalhando home office a seguir.

Estabeleça horas de trabalho

É normal que em alguns dias você acorde motivado e focado e queira trabalhar horas e horas a fio, e outros dias não esteja muito bem e não tenha vontade de sair da cama.

Por esse motivo é importante que você estabeleça uma quantidade de horas de trabalho diárias como meta.

Para que você compreenda o motivo de estabelecer essas horas, vale conhecer a teoria descrita no livro Vencedores por opção de Jim Collins, onde ele usa como exemplo duas pessoas que têm como objetivo fazer uma caminhada longa de, aproximadamente, 3000 milhas, e cada umas delas decide fazer de uma forma.

A pessoa “A” anda 20 milhas todos os dias, não importa se o tempo está bom ou ruim, se possui ou não dificuldades, ela cumpre a meta todos os dias de andar as 20 milhas.

Já a pessoa “B” não tem metas diárias, um dia ela anda 40 milhas, outro dia decide não andar, outro anda mais 10, e assim por diante.

Quando a pessoa “B” chega ao final da caminhada, muito cansada e com muitas dificuldades, percebe que a “A” já está no local de chegada há mais tempo e sentindo-se muito bem. Por que isso aconteceu? A pessoa “A” conseguiu manter uma constância, fazendo que sua jornada apesar de árdua fosse simples com pequenos tomadas de fôlego diárias, já a pessoa B não soube manter uma constância, por isso chegou ao seu limite inúmeras vezes, tornando o percurso muito mais difícil.

E assim é o home office, não importa se você prefere trabalhar à noite, durante o dia ou em um pouco de cada, desde que todos os dias trabalhe as horas que definiu.

Tire o pijama

Diferente do que a maioria idealiza do trabalho home office, onde pode-se trabalhar em qualquer cômodo, vestido como quiser, na cama ou no sofá, a realidade não é essa. 

O nosso cérebro tende a ser preguiçoso, ele está sempre em busca de nos sabotar, por essa razão é importante que você consiga sabotá-lo e não o oposto.

Para isso, vista-se como se fosse trabalhar, faça a barba, penteie o cabelo, arrume-se como se fosse sair de casa. Além disso, é importante que você tenha um espaço aconchegante para trabalhar, mas nem tanto a ponto de dar vontade de dormir ou ver um filme deitado.

Estabeleça limites a quem convive com você

É bem comum ouvir reclamações de quem trabalha home office que não consegue manter o foco porque a todo momento alguém da família vem pedir algo ou tenta bater papo.

Muitos não compreendem que por mais que você esteja em casa que você não está disponível. Por essa razão estabeleça limites, avise que no momento que estiver trabalhando não quer sofrer distrações.

Esse é mais um dos motivos pelo qual deve-se tirar o pijama e montar um local de trabalho dentro de casa, para que quem convive com você compreenda que aquele momento é como se você não estivesse presente, como seria caso trabalhasse fora de casa.

Defina o seu dia produtivo

Por fim, ao final de cada dia coloque no papel suas metas e objetivos do dia seguinte. Lembre-se de não ser tão otimista com você mesmo e acabar estabelecendo metas inalcançáveis, mas também não seja tão pessimista a ponto de cumprir uma ou duas tarefas e ficar sem ter o que fazer.

Tente encontrar um ponto de equilíbrio, onde ao final de cada dia, você olhe todas as metas feitas e sinta-se satisfeito.

Com isso, você evita aquele sentimento terrível de frustração por achar que não conseguiu fazer tudo o que gostaria, que leva você a não descansar direito nem a trabalhar corretamente, entrando em um ciclo terrível de luta contra você, as metas e o relógio.

Autor: Diego Andrade é especialista em Marketing Digital e SEO