Colunas

Historiador araguainense lança o livro "Os Orionitas no Extremo Norte de Goiás" na quinta, 25

Livro narra a história da implantação da igreja católica no antigo extremo norte de Goiás, atual norte do Tocantins.

Historiador e professor araguainense Raylinn Barros lança o livro Os Orionitas No Extremo Norte de Goiás
Foto: Edição AN

Será lançado na próxima quinta-feira, 25 de novembro, o livro Os Orionitas No Extremo Norte de Goiás, do historiador e professor araguainense Raylinn Barros da Silva. O livro, resultado de sua pesquisa de mestrado em história desenvolvido na UFG – Universidade Federal de Goiás, narra a história da implantação da igreja católica no antigo extremo  norte de Goiás, região do atual norte do Tocantins, a partir da década de 1950, processo colocado em prática por um grupo de religiosos italianos, os missionários orionitas. Eles institucionalizaram o catolicismo na região mediante ações no campo da saúde, da educação e na construção de templos  religiosos.

Segundo o autor, o livro mostra como esses religiosos atuaram na região em   nome do projeto de erguer a igreja. Na obra, o leitor se dará conta de que existiram conflitos religiosos entre os orionitas e outras denominações religiosas, como esses conflitos se deram, as mortes trágicas que ocorreram entre os próprios orionitas e, ainda, os bastidores mais curiosos de todo o processo: a existência de um amor entre dois dos mais importantes religiosos  da época, além de intrigas internas que existiram em plena missão religiosa,  intrigas que, segundo o autor, terminaram por determinar o rumos da missão orionita na região.

O livro é o terceiro publicado pelo historiador. Em 2013 e 2019 publicou, respectivamente, as obras Pedro Milagroso, O Mendigo que Virou Santo, pela Editora Kelps, onde pesquisou a trajetória de vida do primeiro morador de rua da cidade de Araguaína e, A Transformação Histórica de Araguaína, pela Editora Nagô, obra que organizou em parceria com o historiador Cleube Alves, coletânea de várias pesquisas sobre a história da cidade.

Lançamento será na próxima quinta, 25 de novembro. Foto: Divulgação.

 

Dados sobre o livro e o lançamento:

Lançamento:

25 de Novembro de 2021, quinta-feira.

Local e Horário

Colégio da Polícia Militar Dr. José Aluísio, Setor Coimbra, em Araguaína, 10:00 horas da manhã.

Autor:

Raylinn Barros da Silva (historiador e professor). É professor da rede  estadual de ensino do Tocantins.

Formação:

Doutorando e Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás – UFG.