Será lançado na próxima quinta-feira, 25 de novembro, o livro Os Orionitas No Extremo Norte de Goiás, do historiador e professor araguainense Raylinn Barros da Silva. O livro, resultado de sua pesquisa de mestrado em história desenvolvido na UFG – Universidade Federal de Goiás, narra a história da implantação da igreja católica no antigo extremo norte de Goiás, região do atual norte do Tocantins, a partir da década de 1950, processo colocado em prática por um grupo de religiosos italianos, os missionários orionitas. Eles institucionalizaram o catolicismo na região mediante ações no campo da saúde, da educação e na construção de templos religiosos.
Segundo o autor, o livro mostra como esses religiosos atuaram na região em nome do projeto de erguer a igreja. Na obra, o leitor se dará conta de que existiram conflitos religiosos entre os orionitas e outras denominações religiosas, como esses conflitos se deram, as mortes trágicas que ocorreram entre os próprios orionitas e, ainda, os bastidores mais curiosos de todo o processo: a existência de um amor entre dois dos mais importantes religiosos da época, além de intrigas internas que existiram em plena missão religiosa, intrigas que, segundo o autor, terminaram por determinar o rumos da missão orionita na região.
O livro é o terceiro publicado pelo historiador. Em 2013 e 2019 publicou, respectivamente, as obras Pedro Milagroso, O Mendigo que Virou Santo, pela Editora Kelps, onde pesquisou a trajetória de vida do primeiro morador de rua da cidade de Araguaína e, A Transformação Histórica de Araguaína, pela Editora Nagô, obra que organizou em parceria com o historiador Cleube Alves, coletânea de várias pesquisas sobre a história da cidade.
Dados sobre o livro e o lançamento:
Lançamento:
25 de Novembro de 2021, quinta-feira.
Local e Horário
Colégio da Polícia Militar Dr. José Aluísio, Setor Coimbra, em Araguaína, 10:00 horas da manhã.
Autor:
Raylinn Barros da Silva (historiador e professor). É professor da rede estadual de ensino do Tocantins.
Formação:
Doutorando e Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás – UFG.