Entretenimento

Como usar cropped em diferentes ambientes

Versátil e prática, é peça chave de qualquer look contemporâneo

As croppeds podem ser combinadas com diversas outras peças.
Foto: Divulgação

Um verdadeiro ícone de estilo dos anos 80, a cropped foi usada por adolescentes descoladas, mulheres de todas as idades, e, acredite, até pelos meninos! Hoje, ela ganhou status de peça-chave com sua elegância despojada

Cropped, traduzido livremente do inglês, significa cortada. São peças de cima — camisetas, camisas, blusas — um pouco, ou bastante, curtas, e que mudam a cara de qualquer look basiquinho.

Proporções 

A peça nos anos 80 ficou bastante associada às líderes de torcida, com corpos em dia e chamando atenção por onde passavam. Atualmente, ela ganhou novos significados, com contornos mais elegantes, porém não menos ousados. 

O segredo da cropped é alinhar o seu comprimento encurtado com peças que alongam o restante da silhueta ou criam um contraste entre pouco e muito.

Se você está pensando que a peça é só pra quem “pode” usar, ela é pra quem “quer” usar. O importante é achar a peça com a qual você se sinta bem com o seu corpo, independentemente do “padrão” que ele siga.

A aderência pelas croppeds foi tanta, que elas ganharam versões até para o inverno, com mangas longas, em moletom e tecidos quentinhos. 

Combinações

Sem necessariamente ser uma peça básica, as croppeds podem ser combinadas com diversas outras peças de acordo com a sua criatividade. Lembrando que a moda é para ser divertida, não prisioneira.

A combinação mais vista com essa peça é a cintura alta. Em shorts ou calças jeans, ela, geralmente, é usada em cores claras. A cintura alta cria o contraste com o curto da camiseta, alongando a silhueta. 

O medo de muita gente que quer usar a cropped é mostrar pele demais. Para começar, você pode optar pela dica anterior, ou usar sobreposições como coletes, camisas abertas ou kimonos, deixando o look com a sua cara.

Por ser uma peça geralmente mais leve, aposte em peças também mais soltas. Você vai se sentir muito mais confortável, e as chances de pesar no visual sem querer diminuem.

A onda do street style que dominou as tendências nos últimos anos acentuou a variedade de modelos cropped que encontramos nas lojas. No Brasil, a peça fez sucesso por ser fresca e combinar com nosso clima quente.

Existem ainda os modelos de academia, que também foram alvo da tendência healthy e invadiram as ruas, proporcionando um maior conforto, mas sem deixar a estética de lado.

Casual Chic 

À primeira vista, ela pode ser uma peça bastante exagerada para ocasiões mais tênues, como trabalho ou ambientes elegantes. Mas a cropped pode ser sinônimo de elegância no mais alto nível.

Tecidos como renda, seda, linho e algodão mesclado são algumas das opções mais elaboradas que você encontra por aí.  Em dias frescos, é possível criar um look para um almoço com uma cropped semitransparente e uma calça pantacourt, por exemplo. 

Em jantares e ocasiões mais específicas, a peça pode ser usada com outras peças de alfaiataria, adicionando acessórios como colares, anéis e um penteado mais elaborado. Elegância no ponto.

No trabalho, também é possível exibir um pouquinho de pele sem sair da linha. Você pode fazer um nó na parte frontal ou lateral da sua camisa, deixando apenas uma linha de pele à mostra. 

Uma outra opção é usar alguma peça levemente transparente abaixo da primeira, criando camadas interessantes no look, que pode ainda brincar com cores.

Hoje, a moda está muito mais livre dos códigos que regulavam o uso de algumas peças. Com bom senso e criatividade, é possível adequar qualquer tendência a qualquer ambiente.