Cursos de Muay Thai, jiu-jitsu e funcional são oferecidos à população
Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína

“Estava passando por um momento muito difícil, por causa do tratamento oncológico, e chegou um momento em que me vi sem forças”, contou a técnica em enfermagem Flávia Rodrigues sobre o que a levou a iniciar no Muay Thai há dois anos. “Achei onde descarregar as energias ruins para me revigorar. Aqui encontrei uma família. Quando não consigo vir, fico ressentida”, completou.

São diferentes idades, gêneros, histórias de vida e motivações, mas todas as diferenças ficam do lado de fora quando os alunos entram na sala da Secretaria do Esporte, Cultura e Lazer de Araguaína, onde são realizadas as aulas do projeto Movimente-se.

“A maioria é ansiosa, como eu. Temos casos de mulheres que sofrem abuso em casa, outras que não têm condições de pagar uma academia, entre outras histórias. E aqui é o lugar onde elas encontram um ponto de apoio para se exercitar e acalmar a mente”, disse Letícia Taveira, professora das turmas de Muay Thai.

Por meio do Movimente-se, a secretaria segue ofertando vagas para as aulas gratuitas de muay thai, jiu-jítsu e treino funcional, em horários diversificados.

Motivação em família

A dona de casa Marilene Castro, 35 anos, iniciou no projeto por recomendação médica, após passar por uma cirurgia. Gostou tanto que já matriculou a filha Luma, de 11 anos. “É uma terapia. Ao mesmo tempo em que você descarrega, você renova”, explicou.

Com a família do advogado William Carlos de Sousa aconteceu o inverso. A filha faz parte do projeto desde o início e, neste ano, o motivou a também praticar atividade física. “Estava sedentário, chegava em casa com aquele cansaço. Hoje me sinto mais disposto, perdi peso, tem sido uma experiência incrível!”

Enxergando novas possibilidades

“Estava na expectativa de superar a depressão e o médico me orientou a praticar alguma atividade física. Fiquei sabendo dos cursos e fui a primeira aluna a matricular. Assim que comecei, já percebi resultados. O Muay Thai tem o objetivo de força, equilíbrio e técnica, levando você a ser uma pessoa focada, concentrada. Isso trouxe melhora para o meu estado”, afirmou a professora Cícera Pereira.

“Faço musculação, mas não é a mesma coisa, é isolada. Aqui as atividades em grupo permitem a integração, união da equipe, realização de atividades externas que nos motivam a treinar bem, um dá força para o outro e a gente tem um grupo cada dia melhor”, reforçou.

Oportunidade de socializar

Poliana Gonçalves iniciou no projeto com o objetivo de, além da prática de exercícios físicos, fazer amizades, já que era nova na cidade e mora próximo à secretaria. “Hoje é um diferencial na minha vida. A gente chega aqui, descarrega todas as energias e volta com as baterias totalmente recarregadas. Além do ganho físico, aqui tem o companheirismo, um se preocupa com o outro”, ressaltou.

Forró

O projeto Movimente-se conta ainda com uma extensão na Praça CEU, localizada no Setor Araguaína Sul 2, onde são ofertadas aulas de forró. As turmas de 2023 encerram no dia 10 de dezembro e, na sequência, haverá a abertura de novas turmas para janeiro de 2024. As aulas de forró são realizadas no período noturno, às 19 horas e às 20 horas.

Horários diversificados

Para os interessados em praticar o Muay Thai, realizado às terças e quintas-feiras, ainda há vagas nas turmas das 6h e 7h. Já para quem pretende praticar o circuito funcional, os treinos são realizados todas as segundas, quartas e sextas-feiras, e ainda há vagas às 6h, 7h e 21 horas. Há vagas também para o jiu-jítsu, ministrado às segundas e quartas-feiras, às 19h30.

Como se inscrever?

As inscrições são feitas presencialmente. Os interessados devem estar com os documentos pessoais (RG, CPF ou CNH), comprovante de residência e procurar o Departamento de Esporte, que fica na Secretaria da Cultura de Araguaína, localizada na Avenida Prefeito João de Sousa Lima, próximo ao Terminal Bandeira.

O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h. Em caso de dúvidas ou para mais informações, o telefone para contato é o (63) 99106-8863. As inscrições seguem disponíveis até o preenchimento das vagas e os cursos não terão recesso no período de final do ano.