Cratera atinge pelo menos três ruas do bairro e começa a colocar algumas casas em risco.
Foto: Luzinei Silva/Divulgação

Moradores do setor Morada do Sol I, em Araguaína, estão literalmente vivendo ao lado do perigo. É que existe uma cratera que atinge pelo menos três ruas do bairro e começa a colocar algumas casas em risco. A situação é antiga e o buraco aumenta a cada chuva, deixando a população com medo.

"Essa realidade nossa aqui, só que tenho de conhecimento no bairro, são cinco anos. Essa cratera que a gente está vendo aqui atrás rompe as ruas 8,9 e já chegou até na Buenos Aires, passando de frente a minha casa, inclusive", comentou o consultor empresarial Welton Moura.

A situação teria piorado depois que a parte mais alta do bairro recebeu o asfalto. Com isso toda a água da chuva acaba escoando para a parte baixa do setor e desaguando na cratera. As ruas que não tem o asfalto chegam a ficar sem condição alguém passar.

"Algumas medidas paliativas foram tomadas, mas essas medidas realmente não resolve o problema. Nós temos a casa de um morador, que está aqui no fundo, bem próxima da erosão. É um risco para essa residência, onde tem família, pessoas que pagam impostos, mas é esse o reconhecimento que a gente tem", afirmou.

Os moradores afirmam que a situação é conhecida do poder público. "A gente está cobrando, já enviamos ofício para a Secretaria de Infraestrutura, se tinha como fazerem pelo menos um quebra-molas ali onde acaba o asfalto para a água não descer aqui para as ruas 9 e 10, onde está causando essa grande erosão. Nada foi feito até agora", afirmou o contador Fernando Ferreira.

Eles pedem mais atenção por parte do município. "O que a gente cobra, o que a gente pede é o que eles mesmo prometeram, que não ia faltar manutenção nas ruas 9 e 10. A gente pede mais atenção e até mesmo mais amor em relação a nós moradores aqui", comentou o presidente da associação dos moradores, Luzinei Silva.

O que diz a prefeitura

A Prefeitura de Araguaína disse que está buscando recursos para fazer a pavimentação de bairros que ainda não foram asfaltados, assim como o Morada do Sol. Afirmou ainda que uma equipe da secretaria de infraestrutura vai até o local avaliar as condições da rua e programar os serviços necessários.