O estudante Guilherme Araújo, de 17 anos, fez o seu primeiro curso de capacitação profissional e está em busca do seu primeiro emprego.
Foto: Divulgação/Secom

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social (Setas), encerra nesta sexta-feira, 29, a oferta de cursos de capacitação profissional para o ano de 2019, com um saldo bastante positivo.

Os cursos e as palestras realizados pela Gerência de Capacitação do Sistema Nacional de Emprego (Sine) Tocantins atenderam 1.512 pessoas em 2019; já os cursos realizados pela Gerência de Inclusão Produtiva atenderam 3.475 pessoas. Juntas, as capacitações profissionais beneficiaram 4.987 pessoas somente neste ano.

O secretário de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Messias Araújo, comemorou os dados e enfatizou que a iniciativa cumpre a orientação do governador Mauro Carlesse em atender toda a sociedade com capacitações profissionais. “Esses cursos melhoram os índices de desenvolvimento do trabalhador e, com isso, o empregador tem gente preparada para o serviço e o trabalhador tem melhor qualidade de vida”, declarou.

A empreendedora Marta Ribeiro, do ramo de alimentos, participou de diversas capacitações e disse que ficou satisfeita inclusive com o atendimento no pós-curso. “Entrei com um empreendimento na área da alimentação e agora já tenho dois outros projetos encaminhados. Temos acesso aos professores no pós-curso, que nos auxiliam bastante. Você não faz o curso e fica jogado no mundo, existe todo um acompanhamento”, ressaltou.

Quem também revelou que tem motivos para comemorar é a empreendedora Geltrudes Alcântara, de 65 anos, que está no ramo de cosméticos há quase cinco décadas e resolveu participar dos cursos para melhorar o atendimento no seu negócio.

Ela parabenizou o Governo do Estado pela oferta gratuita de cursos e disse que o maior ganho não é o financeiro e sim no campo emocional. “A partir da hora que você faz um curso, a sua autoestima aumenta, e se a sua autoestima está alta, tudo melhora”, enfatizou.

Primeiro emprego

Muitas pessoas que participam dos cursos de capacitação profissional estão em busca do primeiro emprego. De acordo com o palestrante e orientador profissional, A'Eronssaytt de Oliveira, quem busca se qualificar está no caminho certo. “O empresário, além de valorizar pessoas que estão estudando e buscando se desenvolver, busca pessoas que verdadeiramente aplicam aquilo que aprenderam nas equipes, nos grupos e nas organizações”, alerta.

E é isso o que pretende a estudante, Dhiovana Medeiros, de 20 anos, que está em busca do seu primeiro emprego formal. “Pretendo me qualificar, fazer o meu currículo e conquistar uma boa vaga no mercado, de forma mais rápida. Acredito que se você tem cursos, você tem mais oportunidades”, destacou.

O estudante Guilherme Araújo, de 17 anos, que está fazendo o seu primeiro curso de capacitação profissional e também está em busca do seu primeiro emprego, pensa da mesma forma. “Vim para ter uma experiência maior, um conhecimento maior sobre marketing pessoal, que é uma área muito importante para quem está procurando emprego”, afirmou.

Inclusão Produtiva

O Governo do Tocantins também está atento àquelas pessoas que fazem parte das famílias atendidas por programas sociais, e que têm interesse em ter o seu próprio negócio. Por isso, foram ofertados diversos cursos na área da beleza, da alimentação, vestuário e artesanato, estimulando o surgimento de novos empreendimentos da economia solidária.

A aluna do curso de Maquiagem e design de Sobrancelhas, realizado em Porto Nacional, Luana Araújo, considera importante aproveitar a oportunidade para se qualificar e mudar de vida. “Temos que aproveitar toda forma de nos qualificarmos já que hoje em dia está difícil para a gente se encaixar na sociedade.

A gente vive procurando o que fazer da nossa vida, então toda oportunidade que aparecer temos que aproveitar. Se soubermos levar o conhecimento desse curso adiante, com certeza dá para mudar de vida”, afirma.

Durante todo o ano, foram ofertados 18 cursos diferentes pela Gerência de Capacitação do Sine Tocantins nas cidades de Araguaína, Araguatins, Dianópolis, Gurupi, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Palmas. Já os diversos cursos realizados pela Gerência de Inclusão Produtiva atingiram o público de 53 municípios do Tocantins.