A Prefeitura por meio da Secretaria do Esporte, Cultura e Lazer, foi uma das apoiadoras da participação do grupo na competição
Foto: Marcos Filho Sandes/Secom Araguaína

O grupo ArtPalco, de Araguaína, foi premiado em seis categorias no 16° Festival Nacional de Teatro de Governador Valadares (Fenta), em Minas Gerais. Com o espetáculo “Um minuto pra dizer que te amo”, a trupe araguainense conquistou os prêmios de Melhor Espetáculo; Melhor Cenário; Melhor Caracterização; Melhor Ator para Luiz Navarro; Melhor Ator Coadjuvante para Fell Silva; e Melhor Trilha Sonora para Nice Albano e Zé Caetano.
 
Esta foi a sexta participação do espetáculo “Um Minuto para Dizer que Te Amo” em festivais nacionais de teatro, sendo também premiado no Festival de Teatro Conselheiro Lafaiete (MG), Festival de Teatro de Ubá (BA), Festival Nacional de Teatro de Guaçui (ES), Festival Nacional de Teatro de Ibiúna (SP), Festival Internacional de Teatro de Guaranésia (MG).
 

O espetáculo


Um minuto para dizer que te amo” aborda de forma poética e contemporânea o Mal de Alzheimer, com um enredo que coloca em cena um homem velho com o seu filho e uma mulher e sua cuidadora, separados pela doença.
 
Amor, amizade, dedicação e companheirismo são alguns dos sentimentos que permeiam o universo de duas mulheres: a mãe de Lúcio, Guida, e Amélia, uma cuidadora contratada, que, por meio da música, criou pontes capazes de trazer de volta as lembranças da mãe de Lúcio. Ao mesmo tempo, acontece o encontro de pai e filho, no mesmo espírito de amor e respeito. As cenas se consolidam em uma trajetória de vida, memória, narrativa e morte.
 

16° Fenta


Realizada entre os dias 18 e 21 de janeiro, a 16ª edição do Fenta contou com a participação de companhias teatrais de Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santos, Pernambuco, Tocantins e do Distrito Federal.
 
A programação do festival foi dividida em quatro categorias: rua, alternativo, adulto e infantil. Com a proposta de democratização da cultura, o festival levou os espetáculos para diferentes espaços e bairros da cidade, com palcos nas praças, ruas, espaços alternativos e no teatro.
 

Apoio à Cultura


A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria do Esporte, Cultura e Lazer, foi uma das apoiadoras da participação do grupo na competição.
“O respaldo da administração local não apenas nos proporciona recursos necessários para competir em eventos de destaque, onde levamos o nome de Araguaína para outros locais, mas também promove o desenvolvimento de ações culturais dentro de nosso município. Através desse apoio, somos capazes de enriquecer a vida cultural de nossa cidade, oferecendo oportunidades de crescimento e expressão artística para diversos artistas. A parceria entre o Grupo Artpalco e a Prefeitura não só fortalece os laços entre instituições, mas também fortifica o tecido cultural que tanto valorizamos”, afirmou o diretor geral do Grupo ArtPalco, George Henrique.