População deve ficar alerta para não cair em golpes.
Foto: Divulgação/Detran PR

O Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Tocantins (Detran-TO) alerta a população do Tocantins para vários tipos de golpes aplicados por pessoas que se fazem passar por funcionários deste departamento ou de outros estados prometendo liberação de veículos apreendidos, anulação de multas recebidas pelos usuários, e até mesmo Carteiras de Habilitação (CNH) sem que a pessoa passe por qualquer prova.

A história pode começar em grupos, onde pessoas passam mensagens oferecendo os serviços acima mencionados, que são ilegais, ou mesmo abordando diretamente as pessoas e cobrando valores para “retirar” uma multa do sistema, ou mesmo, liberar um veículo apreendido. O falsário então diz que é funcionário ou que é parente de alguém que trabalha no Detran e que por um valor abaixo do que a pessoa teria que pagar normalmente, pode ter o veículo de volta ou obterar a CNH sem prova.

Muitas pessoas pagam, seja por não terem os valores totais para a liberação do veículo pela via legal, seja por motivos escusos mesmo. Depois de repassado o valor combinado, a pessoa fica querendo reaver seu carro ou mesmo receber sua CNH, e descobre que caiu num golpe.

A maioria das pessoas que cai neste golpe, com medo de represálias por estarem tentando fazer um ato ilegal, não presta queixas à polícia, o que dificulta as investigações para descobrir e capturar os falsários.

O Detran-TO aconselha aos usuários que, ao serem abordados para este tipo de ação ilegal, que procurem a Polícia Civil para fazer a denúncia, fazendo com que os falsários sejam descobertos e colocados à disposição da Justiça.

Reafirmamos que o Detran-TO não compactua com qualquer ato ilegal e vem trabalhando, juntamente com outras instituições da área de segurança, para combater estas práticas realizadas por pessoas inescrupulosas.