A nova unidade de ensino foi entregue pelo prefeito Ronaldo Dimas nesta segunda-feira, 25.
Foto: Marcos Sandes/Ascom Araguaína

“É um sonho ver meus filhos estudando em uma escola tão linda. Com certeza, vou ficar mais tranquila sabendo que eles estarão em um lugar melhor, mais espaçoso e sendo bem cuidados pelos professores daqui”, disse a dona de casa Geila Vasconcelos dos Santos, ao conhecer o novo prédio da Escola Municipal Duque de Caxias, onde estudarão os filhos Kauny, 7 anos, e o Kaisson, de 3.

A nova unidade de ensino, localizada na região do Povoado Pilões, foi entregue pelo prefeito Ronaldo Dimas nesta segunda-feira, 25. A entrega faz parte das comemorações pelo 61º aniversário de Araguaína. A obra foi construída com recursos municipal e federal.

A unidade segue padrão de excelência do município e terá capacidade para receber até 240 crianças, para turmas do primeiro ao quinto ano, nos períodos matutino e vespertino.

Nova estrutura e oportunidades

Além de quatro salas de aula climatizadas, a escola contará com biblioteca e uma variedade de livros para leitura, laboratório de informática, que possibilitará aos alunos a inclusão tecnológica, secretaria, sala dos professores, diretoria, coordenação, cozinha, pátio central amplo, lavanderia, depósito e dispensa.

Além do ensino regular, a Secretaria Municipal de Educação implantará, em parceria com diversas instituições, cursos de qualificação e treinamento de atividades e ações voltadas ao campo, tendo como público alvo os jovens e adultos da comunidade e regiões vizinhas.

“Essa unidade abre uma nova etapa do ensino na zona rural de Araguaína, ela não será apenas uma escola para o ensino das crianças. Nosso objetivo é buscar parcerias para oportunizar a formação e qualificação dos familiares dos alunos, beneficiando toda a comunidade local, fazendo a escola desenvolver o seu papel maior que é de ser um centro irradiador de desenvolvimento”, destacou Dimas.

Escola-Creche do Setor Pontes

Dando sequência a programação de inaugurações, com seis obras (Centro Especializado em Reabilitação, Quadra Esportiva no Setor Itaipu, casas nos setores Parque do Lago e Primavera Norte, praça no Primavera Norte) em comemoração ao 61º aniversário de Araguaína, o prefeito Ronaldo Dimas entregará também a Escola-Creche do Setor Pontes. 

A inauguração da unidade de ensino está prevista para o dia 2 de dezembro, às 9 horas. A escola tem capacidade para receber até 180 alunos.

Avanço na Educação

Já são 15 novas unidades entregues para a comunidade com padrão de excelência na gestão Dimas. Além dessas, mais sete foram reconstruídas. Totalizando a ampliação e reforma em 22 unidades de ensino. Todas as salas de aula da Rede Municipal de Ensino, urbanas e rurais, têm ar-condicionado. .

Desde 2013, a Prefeitura destina cerca de 40% do orçamento do Município na Educação. Mais de R$ 29 milhões, entre recursos federais e municipais, foram investidos em quase sete anos.