Av. Cônego João Lima, centro de Araguaína.
Foto: Marcos Sandes/Ascom Araguaína

O prefeito Ronaldo Dimas (Podemos) manteve as atuais medidas restritivas para reabertura do comércio de Araguaína. A decisão foi tomada após reunião online com 22 instituições na noite desta quinta-feira, 28.  Com isso, as regras em vigor são as do decreto anterior, que normativa o funcionamento parcial do comércio na cidade. 

Dimas afirmou que atualmente há uma tendência de estabilização da quantidade de novos casos de covid-19, em Araguaína. Entretanto, segundo ele, não significa uma redução.

Isso porque a cidade registrou queda por cinco dias seguidos, chegando a 39 na quarta-feira (26), mas nesta quinta (27) foram confirmados 100 casos.  Por outro lado, a prefeitura informou a queda de 20% nas internações em decorrência do coronavírus em Araguaína.

—A expectativa nossa era uma possibilidade de abrir mais economicamente. E agora, essa situação caótica, está uma realidade diferente de dois dias atrás. Mas tem algumas coisas que a gente vai ter que relevar. Essa questão de não poder vender bebida é uma delas. Então isso vou revisar. Mas outras situações são mais complicadas de mexer nesse momento.  Frisou Dimas.

Inclusive a Aciara e o sindicato dos atacadistas acionaram a Justiça para liberar a venda de bebida alcoólica em Araguaína.

Há dias os comerciantes da cidade cobram à prefeitura pela reabertura do comércio em geral. Na reunião desta quinta-feira (27) havia a expectativa de flexibilização. No entanto, será necessário aguardar novos capítulos de futuras medidas contra a covid-19.