Leitos de hospitais no Tocantins

O prefeito Ronaldo Dimas (Podemos) assegurou que pretende instalar um hospital de campanha em Araguaína, com até 80 leitos exclusivos para covid-19.  Ele divulgou a informação na noite desta quinta-feira (28), em reunião virtual com entidades.

A cidade de Araguaína lidera o ranking estadual de confirmações de coronavírus (1.734 casos) e também do número de mortos pela doença (19 óbitos até o momento). Para Dimas, a curva de contágio está estabilizando e o percentual de internações caiu 20% entre os infectados. 

No entanto, ele ponderou que a situação ainda é “caótica” e as cidades vizinhas causam preocupação.  Diante disso, vê a necessidade de aumentar os leitos hospitalares em Araguaína e planeja instalar um Hospital de Campanha, custeado com recursos do SUS.

Não estou parado nisso. Isso já está quase finalizado. [Estamos] trabalhando para conseguir os recursos junto ao Ministério [da Saúde] vindo diretamente para o município de Araguaína. Vou estar recebendo nesse final de semana uma empresa que já fez propostas. Anunciou Dimas, acrescentando.

—Mais que isso, é a implantação com a possibilidade de ter serviço completo. Ou seja, profissionais vindos desse pacote.  Frisou Dimas, destacando a importância do hospital diante do cenário atual.

Os números [de contágio] estão indicando ser necessário.”  Conforme Dimas, o hospital será grande, terá entre 60 e 80 leitos. Mas não deu estimativa do valor.