
A ex-primeira-dama do Tocantins Dona Aureny Siqueira Campos faleceu aos 96 anos na noite dessa quinta-feira, 12, em Brasília (DF). A informação foi divulgada pelo filho dela, o deputado estadual Eduardo Siqueira Campos (DEM) nas redes sociais. Segundo ele, Dona Aureny faleceu em decorrência de uma insuficiência respiratória aguda.
Ela foi casada com o ex-governador Siqueira Campos por mais de 40 anos, com quem teve seis filhos. Dona Aureny também sofria de Alzheimer há 12 anos.
Em homenagem a ela, quatro bairros de Palmas levam o nome dela – os Aurenys I, II, III e IV.
Coração generoso
Em nota, o gabinete de Eduardo Siqueira Campos lembrou que Dona Aureny “foi uma primeira-dama muito querida e desenvolveu vários programas sociais, como os Pioneiros Mirins”.
“Muito atuante, prestativa e de um coração generoso, que viu na ação social sua parcela de contribuição na criação do Tocantins, criando e acompanhando programas que beneficiaram tanto as famílias já residentes quanto as que chegavam, sempre com o mesmo sentimento de atenção e carinho. Sem dúvidas deixou seu legado, mostrando-se sempre uma mulher muito presente, e ativa na construção da Capital Palmas, e na consolidação do Estado do Tocantins”, afirmou a nota.
Ajudou a implantar o Estado
Também em nota, o governador Mauro Carlesse (DEM) disse que Dona Aureny “ficará marcada nas mentes e nos corações dos tocantinenses pelo cuidado, atenção e carinho com que sempre tratou a todos, principalmente aqueles que mais precisavam”. “Dona Aureny escreveu seu nome na história do Tocantins, ajudou a implantar o Estado e a construir Palmas, tanto que foi homenageada pelos próprios moradores e viu seu nome batizar quatro bairros da Capital”, disse o governador.
Agenda suspensa
Por conta da morte da ex-primeira-dama, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), suspendeu suas atividades de campanha nesta sexta-feira, 13. Segundo sua assessoria, Cinthia soube do falecimento quando encerrava uma agenda de campanha justamente no Jardim Aureny III, “em um local que converge a presença de moradores de todos os quatro Aureny´s”.
A candidata, então, pediu um minuto de silêncio aos presentes e uma prece especial foi dirigida à D. Aureny. “O Tocantins, e Palmas, em particular, perderam hoje uma das personalidades mais emblemáticas da nossa história. A morte de D. Aureny Siqueira Campos, ocorrida em Brasília na noite desta quinta-feira (12), por um momento, me deixou sem palavras para expressar o verdadeiro sentimento pela sua perda. Mas recuperada do impacto dessa triste notícia, me vem à mente a imagem de uma mulher forte, de grande coragem, mas ao mesmo tempo dotada de muita simplicidade e devoção à família e ao próximo. E foi a simplicidade e sua generosidade que conquistaram os tocantinenses, e, em especial, aos palmenses”, afirmou a prefeita em nota.
Notas de pesar
É com profundo pesar, que o gabinete do deputado estadual Eduardo Siqueira Campos (DEM), comunica o falecimento, da mãe do deputado, Dona Aureny Siqueira Campos, 96 anos, ocorrido na noite desta quinta-feira, 12, às 21h59 em Brasília, vítima de uma insuficiência respiratória.
Dona Aureny como é conhecida, foi a primeira mulher a ocupar a função de primeira dama do Tocantins. Na região sul de Palmas, em sua homenagem quatro bairros receberam seu nome, Aurenys I,II,II e IV.
Dona Aureny, foi uma primeira dama muito querida e desenvolveu vários programas sociais, como os Pioneiros Mirins. Muito atuante, prestativa e de um coração generoso, que viu na ação social sua parcela de contribuição na criação do Tocantins, criando e acompanhando programas que beneficiaram tanto as famílias já residentes quanto as que chegavam, sempre com o mesmo sentimento de atenção e carinho. Sem dúvidas deixou seu legado, mostrando-se sempre uma mulher muito presente, e ativa na construção da Capital Palmas, e na consolidação do Estado do Tocantins.
Neste momento doloroso, prestamos nossas condolências, nos solidarizamos com toda a família e rogamos para que o nosso Pai conforte o coração de todos.
Gabinete do Deputado Estadual Eduardo Siqueira Campos
Com profundo pesar, recebi a notícia do falecimento de dona Aureny Siqueira Campos, ex-primeira-dama do Estado do Tocantins. A morte de dona Aureny aconteceu na noite desta quinta-feira, 12, em sua residência em Brasília.
Dona Aureny ficará marcada nas mentes e nos corações dos tocantinenses pelo cuidado, atenção e carinho com que sempre tratou a todos, principalmente aqueles que mais precisavam. Dona Aureny escreveu seu nome na história do Tocantins, ajudou a implantar o Estado e a construir Palmas, tanto que foi homenageada pelos próprios moradores e viu seu nome batizar quatro bairros da Capital.
O Tocantins perde uma de suas maiores referências. Exemplo máximo de amor, respeito e delicadeza. Dona Aureny estará eternamente no coração de todos nós.
Nesse momento de comoção, rogo a Deus para que conforte os filhos, familiares e amigos.
Mauro Carlesse
Governador do Estado do Tocantins
O Tocantins, e Palmas, em particular, perderam hoje uma das personalidades mais emblemáticas da nossa história. A morte de D. Aureny Siqueira Campos, ocorrida em Brasília na noite desta quinta-feira (12), por um momento, me deixou sem palavras para expressar o verdadeiro sentimento pela sua perda. Mas recuperada do impacto dessa triste notícia, me vem à mente a imagem de uma mulher forte, de grande coragem, mas ao mesmo tempo dotada de muita simplicidade e devoção à família e ao próximo. E foi a simplicidade e sua generosidade que conquistaram os tocantinenses, e, em especial, aos palmenses.
Seu nome está eternizado na história de Palmas, na justa homenagem aos bairros que levam seu nome, onde vivem pessoas com quem a D. Aureny sempre se identificou e a quem dedicou parte da sua vida pública. Seu nome é sempre lembrado pelos palmenses com muito carinho e grande respeito.
Minha solidariedade aos filhos, familiares e amigos, a quem dirijo minhas orações para que seus corações recebam o conforto pela perda de pessoa tão querida e que sua alma repouse em paz.
Cinthia Ribeiro
Prefeita de Palmas
Recebi com pesar a notícia do falecimento da Sra. Aureny Siqueira Campos, acontecida na noite desta quinta-feira, 12, em Brasília-DF.
Ex-primeira dama do Tocantins e mãe do amigo Deputado Estadual Eduardo Siqueira Campos, participou da construção de nosso estado e hoje, deixa seu legado na história.
Meus sentimentos aos familiares e amigos.
Jorge Frederico
Deputado Estadual
É com tristeza e pesar que recebo a notícia do falecimento da 1ª primeira-dama do Estado do Tocantins, Dona Aureny Siqueira Campos, que partiu na noite desta quinta-feira, 12, vítima de insuficiência respiratória, conforme informou seu filho, o deputado estadual Eduardo Siqueira Campos.
Pioneira do Estado, Dona Aureny contribuiu intensamente com a história do Tocantins e da nossa capital, Palmas, que nomeou quatro bairros da região sul com seu nome . Querida por muitos pioneiros, ela deixa o legado de solidariedade, transformação e amor ao próximo.
Casada por mais de 40 anos com o eterno governador Siqueira Campos, Dona Aureny deixa seis filhos e vários netos. Nas minhas orações, peço a Deus que ela descanse em paz e peço conforto para todos familiares pela dor do luto. Fará muita falta sua alegria, dignidade, carisma e garra.
Luana Ribeiro
Deputada Estadual pelo Tocantins
Com sentimentos de pesar recebemos a notícia do falecimento de Dona Aureny Siqueira Campos, ex-primeira dama do Estado do Tocantins. Dona Aureny, mulher aguerrida que ajudou a construir o nosso Estado e que merecidamente foi homenageada dando seu nome aos bairros Aureny de nossa querida capital Palmas. Dona Aureny também fez parte da história de Miracema, morando também na primeira capital do Estado.
Meus sentimentos a toda a família em nome de seu filho, o deputado estadual Eduardo Siqueira Campos. Que Deus possa confortar a todos.
Saulo Milhomem e família
Prefeito de Miracema
É com imenso pesar que a Prefeitura de Araguaína recebe a notícia do falecimento na noite desta quinta-feira, 12, de Aureny Siqueira Campos, mãe do deputado estadual Eduardo Siqueira Campos (DEM) e ex-primeria dama do Tocantins. Ela faleceu aos 96 anos, em Brasília, por conta de uma insuficiência respiratória.
Aureny Siqueira foi a primeira mulher a ocupar a função de primeira-dama do estado do Tocantins, acompanhando o então esposo Siqueira Campos, com quem foi casada por 40 anos e teve seis filhos.
O Tocantins guarda seu legado de mulher dedicada aos programas sociais e apoio à população tocantinense. Nossos sentimentos a todos os familiares e amigos e que Deus possa confortar nossos corações neste momento de perda irremediável.
Ronaldo Dimas Nogueira Pereira⠀
Prefeito de Araguaína