
A disputa pela única vaga que o Tocantins terá no Senado na eleição de 2022 promete ser a mais concorrida da história do estado. Até esta segunda-feira, 15, último dia para registrar candidatura na Justiça Eleitoral, 12 candidatos entraram na disputa.
Cada um deles, ao seu modo e conveniência, busca conquistar o voto do eleitor nos quatro cantos do Tocantins. Entre os nomes, há figuras muito conhecidas da política tocantinense e outros que buscam reconhecimento durante a campanha.
A atual senadora Kátia Abreu busca a reeleição de forma independente. Isto é, sem vínculo com candidatos a governador. Nem mesmo com seu filho, Irajá, que desta vez disputará o governo do estado.
Outro bastante conhecido na política que optou pela disputa, com candidatura avulsa, foi ex-governador Mauro Carlesse (Agir). Após ser afastado pela Superior Tribunal de Justiça, ele renunciou ao mandato de governador para evitar passar por um processo de impeachment.
O ex-senador Ataídes Oliveira (Pros) também está na disputa de forma independente.
Carlos Amashta (PSB), que foi prefeito de Palmas e disputou o governo do Estado em 2018, também é um dos nomes conhecidos que disputam o Senado. Até o momento, Amastha também vai para a disputa independente, mas há diálogo para compor com o candidato a governador Ronaldo Dimas (PL).
A deputada federal Dorinha Seabra (UB) é outro nome conhecido da política, que disputa o Senado. Contudo, diferente dos já citados, Seabra vai para a eleição como candidata a senadora da chapa palaciana, encabeçada por Wanderlei Barbosa (Republicanos).
Além destes, outro conhecido que entrou na disputa foi o Bisbo Guaracy (Avante). Curiosamente, o interessado na vaga ao Senado é suplente da senadora Kátia, que também luta para não perder a única vaga do Tocantins no senado, nesta eleição de 2022.
Há também os nomes pouco conhecidos que disputam a única uma vaga no Senado. Tais como Andrea Branco Schmidt (PMB), Lazara Merley de Castro (DC) e Lúcia Soares Viana (Federação PSOL/Rede). Completa a lista João Elder Vilela, que disputa pela chapa de Paulo Mourão (PT).
Na disputa pelo Senado há também nomes que estão tomando ascensão, como o pastor Claudemir Lopes (Patriota). Além doutros segmentos, como o apresentador de TV Araguainense, Vanderlan Gomes (PRTB). Apesar do nome constar na lista, ele negou ser candidato a Senador.