Relatório parcial Comitê de Segurança Eleições 2018

O segundo turno da eleição presidencial registrou apenas três ocorrências neste domingo (28), no Tocantins.  Na capital Palmas um eleitor foi detido por rasgar a roupa do mesário e levado à sede da Polícia Federal. As informações são do relatório parcial do Comitê de Segurança das Eleições 2018.

A ocorrência foi registrada às 9h25 no na Escola Municipal Estêvão de Castro, em Palmas (TO). E o  eleitor envolvido no episodio foi identificado como   Ebinermundim Paiva Reis da Silva, natural de Imperatriz (MA).

Segundo a Justiça Eleitoral, ele foi votar,  mas apresentou documento somente para secretária. "Solicitado pelo mesário, recusou-se a mostrar. Advertido, buscou agredir mesário, rasgando-lhe a roupa." Diz o relatório.

Diante disso, Ebinermundim e vítima foram  conduzidos pela PM  e apresentados na Sede da Polícia Federal, onde foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por suposto crime de desacato.

Segurança no Tocantins 

A Polícia Militar iniciou os trabalhos de domingo, juntamente com as forças de segurança, através do Comitê de Segurança das Eleições 2018, de forma tranquila em todo o estado.  As ações da PM englobam os 139 municípios do Estado, incluindo os assentamentos e aldeias indígenas.

Serão realizadas atividades de policiamento de caráter preventivo, ostensivo e educativo e/u repressivo, no intuito de inibir práticas de crimes comuns, eleitorais e/ou outros, especificamente. A PM ainda está atuando em apoio às demais forças de segurança e Justiça Eleitoral.

No domingo, 28, as votações tiveram início às 8 horas, e serão finalizadas às 17 horas. Todos os locais de votação contam com a presença de policiais militares. Os maiores colégios eleitorais do estado contam com o reforço de policiais militares da capital que atuam no setor administrativo.

O comandante da PM, coronel Jaizon Veras Barbosa destacou que os planejamentos prévios, aliados ao trabalho em conjunto com as forças de segurança, estão garantindo um pleito tranquilo neste domingo.