Notícias

Em Novo Alegre, governador Wanderlei participa da entrega de adutora que garante o abastecimento de água potável na região

Na ocasião, também foram inaugurados o Ginásio de Esportes e a reforma e a ampliação da Quadra Poliesportiva, contribuindo para o avanço na infraestrutura e no bem-estar da população

Governador Wanderlei Barbosa destaca que o Governo do Tocantins trabalha em convergência com a bancada federal e com as prefeituras para beneficiar a população
Foto: Esequias Araujo/Gov.TO

No município de Novo Alegre, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, participou na manhã deste sábado, 7, juntamente com prefeito da cidade, Fernando Gomes, da solenidade de inauguração do novo Sistema de Captação, Adução e Tratamento de Água, solucionando um problema de água e saúde pública enfrentado pelo município há 50 anos.

“Fico muito feliz em estar participando da entrega do Sistema de Captação, Adução e Tratamento de Água, um marco histórico para Novo Alegre. Aproveito para parabenizar o prefeito Fernando Gomes, assim como o senador Eduardo Gomes que contribuíram para realização desta obra. Nosso Governo tem o perfil de trabalhar em convergência com a bancada federal, com as prefeituras para trazermos benefícios a todos os municípios que precisam de investimentos e melhorias”, destacou o governador Wanderlei Barbosa.

O prefeito de Novo Alegre, Fernando Gomes, agradeceu a presença do governador Wanderlei Barbosa e salientou que essa obra contribuirá com um futuro melhor para todos os habitantes. “Finalmente conseguimos trazer a água potável para a nossa cidade. Isso é fruto de um trabalho conjunto, de parcerias e de muito empenho. Agradeço a presença do governador Wanderlei Barbosa e do senador Eduardo Gomes, que acreditaram nesse projeto. A partir de agora, a vida de cada morador será transformada e a nossa cidade que, por tanto tempo, foi esquecida, hoje é exemplo de perseverança e vitória. Com esse novo sistema, proporcionamos um futuro melhor para todos os habitantes de Novo Alegre”, ressaltou Fernando Gomes.

Água potável para população

O novo Sistema de Captação, Adução e Tratamento de Água soluciona um problema hídrico e garante o abastecimento de água potável para os quase 3 mil habitantes de Novo Alegre, assim como para a cidade vizinha de Lavandeira.

Com a implementação da adutora, o município fará a captação de água no Rio Palmas, que fica na cidade de Combinado, a 17 km de Novo Alegre. 

Dona Detina dos Santos, moradora de Novo Alegre há 45 anos, ressaltou que esse é um momento de comemoração, pois agora receberão água potável em suas residências. “Temos muito a comemorar, afinal esse novo sistema de distribuição de água era muito esperado por todos. Antes, tínhamos até que comprar água para consumo e, agora, teremos em nossas residências uma água de boa qualidade”, afirmou.

O operador da Estação de Tratamento de Água, Wanderson Borges, explicou que a água virá do Rio Palmas e que, ao chegar à estação, será tratada, filtrada e, posteriormente, distribuída para a população. 

Mais esporte e lazer

Na ocasião, também foi entregue à população o Ginásio de Esportes, a reforma e a ampliação da Quadra Poliesportiva, espaços dedicados à prática esportiva, ao lazer e à promoção da saúde. A infraestrutura entregue proporcionará a realização de eventos esportivos, atividades recreativas e culturais da cidade. 

O morador Ivan Júnior Alves declarou que a infraestrutura anterior não era propícia para a prática esportiva e, agora, a população terá mais saúde e lazer. “Antes, existia apenas a estrutura coberta do ginásio mas estava inacabada sem piso adequado para uso, assim como a quadra que já estava em condições precárias. E, agora, com a reforma finalizada podemos aproveitar, trazendo mais saúde e lazer também para todos, principalmente os jovens que gostam de praticar esporte terão um local adequado”, ressaltou o morador.

Estiveram presentes na solenidade de entrega de obras autoridades federais, estaduais, municipais e sociedade civil.