Notícias

Em reunião, diretores da Aciara solicitam apoio aos vereadores para a Feira EPOCA 2025

No encontro também foram discutidos temas como isenção do IPTU, Aeroporto de Araguaína e feriados

Reunião entre diretores da Aciara e vereadores de Araguaína
Foto: Divulgação

A Diretoria da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (ACIARA) esteve reunida com os vereadores, na última sexta-feira (06), na sede da Câmara Municipal. O objetivo do encontro foi a solicitação de recursos, por meio de emendas parlamentares, para contribuir com a realização da Exposição do Polo Comercial de Araguaína (Feira EPOCA) prevista para abril de 2025.

Na reunião, estavam presentes o presidente da ACIARA Fábio Lopes, os vice-presidentes Tomaz Vaz e Tatiane Martins e as diretoras executivas Taciana Frizon e Ana Célia Lima, além do presidente da Câmara Marcos Duarte e 13 vereadores.

O presidente Fábio Lopes destacou a importância da Feira EPOCA para geração de emprego e renda e o fortalecimento do comércio de Araguaína e macro região. “Este ano, a Feira EPOCA bateu recorde com 220 milhões de negócios fechados, e com mais de 46 mil visitantes. A gente deseja ampliar os números para 2025 e precisamos do apoio dos vereadores”, enfatizou.

Feriado

Os diretores também relataram os problemas enfrentados pelos empreendedores com a quantidade de feriados em Araguaína. Só no mês de novembro foram quatro datas comemorativas: Finados, Aniversário da cidade, Proclamação da República e Dia da Consciência Negra. A maioria determinava o fechamento do comércio, conforme a convenção coletiva entre Seceto e Fecomércio.

A diretoria apontou os prejuízos para o setor empresarial, que podem resultar em demissões a longo prazo. A diretoria solicitou aos vereadores que evitem a criação de novos feriados municipais.

Aeroporto

A preocupação com a ausência de voos em Araguaína e a indefinição sobre a vinda de novas companhias áreas foram assuntos destacados pela diretoria, que pediu apoio dos vereadores para encontrar uma solução. O presidente enfatizou que a população de Araguaína tem sido prejudicada, obrigando os passageiros a gastarem com o traslado até Palmas para pegar o voo.

A entidade também solicitou a isenção do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e a cessão do terreno para a construção do novo prédio da ACIARA.

50 anos

Fábio Lopes falou sobre os preparativos para as comemorações dos 50 anos da ACIARA, em 2025. Uma programação especial, com ações e lançamento de projetos, irá marcar meio século de uma das instituições mais importantes do Tocantins.

Os vereadores sinalizaram que estão sensíveis às solicitações encaminhadas pela diretoria da ACIARA e que discutirão as pautas entre os parlamentares para definir como será o apoio às reivindicações da entidade.