César Halum participou do 32º Encontro sobre o Corredor Centro-Norte, em São Luís.
Foto: Divulgação/Seagro

Promovido pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Corredor Centro Norte (Adecon) está sendo realizado nesta quarta-feira, 04, em São Luís (MA), o 32º Encontro sobre o Corredor Centro-Norte. Na pauta o debate da logística integrada para o desenvolvimento deste canal de escoamento estratégico para o país.

O Secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Estado do Tocantins, César Halum, participa das discussões juntamente com o ministro de carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro.

“O corredor não é apenas um ponto entre a origem e o destino. Ele é muito mais do que isso e devemos promover em toda a sua extensão o desenvolvimento econômico regional. É preciso uma articulação entre público e privado para a promoção desse desenvolvimento, incentivando o aumento da produção em diversas frentes nos estados de abrangência”, destacou o Secretário.

Ele reforçou que o Tocantins é uma peça extremamente importante no corredor, e vai fazer a diferença com a implantação de importantes projetos ao longo do trecho que passa no estado.

O Corredor Centro-Norte liga, por vias multimodais, os estados do Maranhão e Tocantins, possibilitando o escoamento da produção de grãos do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e da região do Mato Grosso, Pará e Goiás pelo Terminal Portuário São Luís.

 Viabiliza também os projetos para o transporte de combustíveis, celulose e minerais. Uma solução de logística que conta com os Terminais Integradores Porto Nacional e Palmeirante, no Tocantins; os Terminais de Carregamento de Porto Franco e Açailândia, no Maranhão e a Ferrovia Norte Sul (FNS), essencial para a região da nova fronteira agrícola do Brasil.

Viagem de trem

Na terça-feira, 3, o evento teve uma prévia para 32 convidados, autoridades e empresários (entre eles o Secretário César Halum) que saíram de Açailândia ate São Luís, em vagão exclusivo do trem de passageiros da Vale (Comitiva de Negócios).

Durante a viagem, os convidados assistiram a quatro palestras que integram a temática da edição deste Encontro – Logística Integrada para o Desenvolvimento.