Técnica de enfermagem Deuzélia Vieira, primeira a ser vacinada em Araguaína.
Foto: AN

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína iniciou na tarde desta quarta-feira (24) a vacinação contra a covid-19 em profissionais de saúde e idosos.  A primeira pessoa a ser vacinada na cidade foi a técnica de enfermagem Deuzélia Vieira.

O pontapé inicial do plano de imunização acontece um dia depois de o prefeito Wagner Rodrigues decretar novas medidas mais restritivas na cidade, como a proibição de shows, reuniões e consumo de bebidas em locais públicos. 

Na cerimônia realizada na UBS Maria Reis, no Parque Bom Viver, o prefeito Wagner demonstrou otimismo com a vacinação e considerou um momento muito esperado pela população de Araguaína. Também ressaltou esperar que a vacina chegue o mais rápido possível para imunizar toda a população.

É o começo de uma nova etapa, que nós esperamos ter na cidade, que é a vacinação de toda população. (...) A gente está bastante animado, bastante entusiasmado. Eu creio, que a partir de agora, a gente tenha sequencialmente a chegada da vacina aqui. Disse o prefeito.

A vacina começa a chegar no momento de aumento de casos da cidade. A conforme o último boletim epidemiológico municipal, a cidade contabiliza 248 óbitos em decorrência da covid-19.  Ao todo, 18.879 pessoas testaram positivo, sendo que 17.939 já se recuperaram e outros 692 são considerados ativos da doença.

 Araguaína recebeu na tarde de ontem o primeiro lote da vacina, com 2.300 doses da CoronaVac, o suficiente para imunizar 34% dos profissionais da saúde e 49 idosos.

A CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac, foi aprovada pela Anvisa para uso emergencial no último domingo (18). No dia seguinte, o Ministério da Saúde enviou 44 mil doses ao Tocantins.