Junina irá se apresentar no domingo no Parque Cimba
Foto: Marcos Filho Sandes /Secom Araguaína

Com o tema “A Trupe Divina... Estrada, Poeira, Estrela e Luar”, a junina araguainense Encanto do Luar pretende levar uma mensagem de alegria, coragem e amor para o público do Festival São João do Cerrado, que será realizado nos dias 24 e 25 de junho, no Parque Cimba.
 
Segundo o presidente da Encanto do Luar, Heden Sobrinho, todos os anos a junina traz uma mensagem social que tem como objetivo inspirar as pessoas. A história se passará na cidade de Taperoá, no município do estado da Paraíba, e retrata o sentimento do casal interpretado pelos quadrilheiros Camila Queiroz e Elson Silva. Eles lutam para viver um amor que é proibido pelos pais. 
 
“Vamos falar sobre sermos mais humanos, gentis, cuidadosos com as nossas palavras, nossos hábitos e não ter medo de enfrentar os desafios da vida. Como lidar com as partidas, saudade e tudo isso por meio de uma história de amor divertida”, conta Heden.
 
Preparação


A junina conta com uma equipe de 50 pessoas que fazem parte da estrutura, organização e da apresentação artística. A preparação para essa época do ano começa em janeiro e os ensaios são intensificados quando se aproximam dos festivais.
 
“Esse ano, por não ter competição, gera uma expectativa maior de como o público irá receber o tema, mas estamos nos preparando. Os ensaios que antes eram três vezes por semana passam a ser quase todos os dias, mas vale a pena, pois aquela rotina cansada da semana some quando chega nas apresentações finais”, explica Heden.
 
Honra a tradição
O desempenho da Encanto do Luar fez a junina araguainense vencer o 7º Circuito Junino de Quadrilhas disputado em Redenção, no sul do Pará, neste último fim de semana.
 
Desde que foi fundada em 2015, junto à Associação de Moradores do Setor Tiúba, a junina participa do São João do Cerrado. No festival de 2016, obteve sua primeira conquista na disputa individual, quando ganhou o concurso de rainhas juninas de Araguaína.
 
A Encanto do Luar também foi campeã pela primeira vez no ano passado no São João do Cerrado, com o tema “Para todo fim, um Recomeço” e, ao longo dos últimos anos, acumula outros títulos nas disputas individuais nos festivais municipais, estaduais e até nas cidades paraenses de Ourilândia e Conceição do Araguaia.
 
“As pessoas ficam encantadas com o que assistem. Mas isso só é possível graças a esse incentivo que temos da Prefeitura de Araguaína ao longo da nossa trajetória. É sempre uma via de mão dupla, nós contribuímos com espetáculo de qualidade para honrar o nome da cidade e fazer bonito por onde passarmos”, finaliza Heden.
 
Confira a programação do São João do Cerrado:
 
Dia 24/05 (sábado)
20h – Apresentação das juninas tradicionais (Escolares e comunitárias)
21h - Forró de Mel
22h30- Max o Bom de Piseiro
00h - Tadin de Nóis
 
Dia 25/05 (domingo)
20h – Apresentação das Juninas Encanto do Luar, Malacabados e Os Fei De Cun Força)
22h - Joan Alessandro
23h30 - Flaguim Moral