As cores que identificam os pacientes são, em ordem decrescente de prioridade, vermelho, laranja, amarelo, verde e azul.
A cor vermelha indica emergência, com utilidade de atendimento imediato e nenhuma espera. A cor laranja indica avaliação em até 10 minutos; são os casos de morte iminente, como parada cardiorrespiratória, infarto, politrauma.
A amarela significa atendimento urgente, com avaliação em, no máximo, 60 minutos; indica casos sem risco de morte, como trauma moderado ou leve, TCE sem perda da consciência, queimaduras menores, dor abdominal forte, convulsão.
Já a cor verde aponta menor urgência, casos de pacientes com, por exemplo, dor abdominal difusa, vômitos, diarreia, enxaqueca, gestantes e idosos assintomáticos, que são encaminhados para consulta médica em um prazo de até 120 minutos.
Por fim, a cor azul assinala casos não urgentes, que podem esperar até 240 minutos para serem atendidos. São os pacientes com infecções de pele, alergias leves, gripes, entre outros. Porém, caso a situação do paciente agrave, ele poderá ser reavaliado e reclassificado de acordo com seu quadro clínico.
Ainda de acordo com o superintendente do IBGH, um dos maiores problemas enfrentados pelas equipes de saúde é esclarecer aos pacientes que o atendimento está relacionado ao fator de risco.
“A priorização deve ocorrer por necessidade. É preciso que o paciente compreenda que nossa intenção é salvar todas as vidas, e casos graves demandam atendimentos mais rápidos”, ressalta.
Funcionamento da UPA
É importante que os cidadãos conheçam a função da UPA para utilizar o serviço sempre que necessário, de modo adequado.
A Unidade de Pronto Atendimento funciona em tempo integral, inclusive aos finais de semana. Trata-se de um serviço intermediário entre a atenção básica (ESF/UBS) e as unidades hospitalares, equipadas com consultórios de clínica médica, pediatria e odontologia, serviços de laboratório e raio-x.
Conta ainda com leitos de observação para adultos e crianças, salas de medicação, nebulização, ortopedia e uma "sala de emergência" para estabilizar os pacientes mais graves até serem levados a um hospital. A UPA 24 horas também está preparada para realizar pequenas suturas.
COMPETÊNCIAS DA UPA
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NÃO É COMPETÊNCIA DA UPA
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Urgência e emergência traumáticas e não traumáticas
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Consultas médicas de segmento ou ambulatoriais |
Realização de exames laboratoriais, eletrocardiográficos e radiológicos
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Abrigo de indigentes e pessoas que não procuram alguma urgência médica
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Distribuição de medicamentos para que o paciente realize o tratamento domiciliar em situações de urgência
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Realização de procedimentos eletivos médicos ou odontológicos
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Apoio ao atendimento de unidades móveis do Corpo de Bombeiros como referência para pacientes com emergências, que possam lá ser resolvidas no local, ou apoio médico a unidades básicas ou intermediárias
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Realização de exames eletivos; Troca de curativos; Revisão de suturas e retiradas de pontos; Realização eletiva de exames laboratoriais; Internação de pacientes
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Realização do transporte de enfermos que lá tenham recebido seu primeiro atendimento
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Realização de procedimentos cirúrgicos
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Estabilizar pacientes com emergências, removendo-os imediatamente após regulação para o hospital de referência
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Distribuição de medicamentos de uso crônico
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