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Entenda como o setor de E-commerce pode auxiliar a economia nacional

Saiba de que maneira a área do E-commerce pode aquecer as vendas e estimular a economia no Brasil.

Tendo em vista a importância de permanecer em casa, o E-commerce se torna uma alternativa eficaz
Foto: Ilustrativa

O ROIC, sigla para retorno sobre o capital investido, é um indicador muito importante para as empresas, porque define o seu poder de obter retorno a partir de todo o investimento já realizado. Além disso,  ajuda no planejamento financeiro das companhias.

Esse parâmetro é importante, pois avalia o progresso e o desenvolvimento de uma empresa. Mas, se torna ainda mais relevante em meio a uma crise econômica e de saúde, como acontece por causa da pandemia do novo coronavírus.

Durante períodos financeiramente mais sensíveis, o empreendedor precisa saber administrar o seu patrimônio, para não perder capital. Ou seja, é importante ter um plano de ação para contornar a crise e continuar arrecadando. Dessa forma o ROIC  se mantém estável e a companhia não corre o risco de quebrar.

Com as medidas e ajustes necessários em meio a pandemia, a empresa consegue se manter ativa no mercado e não deixa de arrecadar. Isso ajuda a economia a funcionar, mesmo que abaixo de sua capacidade de produção, por causa do novo coronavírus.

Como a pandemia afeta a economia

Nós estamos passando por um momento delicado na área da saúde. O novo coronavírus ainda não possui um tratamento ideal ou uma forma de prevenção completamente eficaz, como é o caso de uma vacina.

Soma-se a isso o fato de possuir grande rapidez de contaminação e contágio amplo,  infectando milhares de pessoas em todo o mundo.

Desse modo, a melhor tática conhecida para afastar a doença é evitar locais públicos e o contato com a pessoas,  permanecendo em casa. A consequência dessas medidas é a redução na produção e consumo de diversos produtos.

A mudança de hábito de consumo afeta a economia, porque altera a dinâmica de arrecadação e circulação de dinheiro. Dessa forma, os setores de nicho são os mais afetados. Por exemplo, a área de turismo, que precisou interromper as atividades para evitar a circulação de pessoas.

Do mesmo modo, o comércio de itens secundários também foi comprometido, assim como os diversos estabelecimentos físicos, os quais possuem menos consumidores do que o normal.

E-commerce como alternativa

Tendo em vista a importância de permanecer em casa, o E-commerce se torna uma alternativa eficaz para combater a crise econômica, além de ajudar a reduzir o contágio do novo coronavírus. Isso porque, ele se trata da compra e venda de produtos online.

Dessa maneira, evita o contato físico e o deslocamento do consumidor até uma loja física. Essa opção é segura dentro do cenário da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Por isso, muitos estabelecimentos comerciais que trabalhavam com esse método de venda conseguem se manter ativos no mercado e até mesmo aumentar o lucro.  Esse tipo de venda aumentou e permitiu que a empresa tivesse sua arrecadação estável.

Já para os locais que ainda não tinham esse sistema de vendas, uma opção é implantar e comercializar seus produtos dessa forma, mantendo-se ativos e tendo uma renda complementar para se sustentar na crise.

Compra completamente online

Por ser um método online, o consumidor pode adquirir os produtos sem sair de casa. Isso garante a sua segurança, porque evita se deslocar por vias públicas nas quais poderia contrair a Covid-19.

Além disso, os próprios funcionários do estabelecimento correm o risco de se contaminar se receberem a visita de tantas pessoas, quanto receberia normalmente. Isso traz segurança tanto para o comprador quanto para os funcionários do local porque reduz o número de pessoas circulando.

Pagamento com cartão

Assim como o processo de compra, o pagamento também é online. Na maioria das vezes, pode ser realizado com cartão de crédito e boleto bancário. Em ambos os casos não há a necessidade de se deslocar até um espaço físico.

O cartão de crédito realiza a cobrança no momento da compra com base no limite disponível. Já no caso de boletos, o consumidor tem a opção de pagar pelo aplicativo da instituição financeira que utiliza ou por meio do próprio comércio que realizou a venda.

Delivery

Comumente, os estabelecimentos comerciais que possuem E-commerce disponibilizam a oportunidade de retirada do produto na loja.

No caso das compras realizadas em meio a pandemia do novo coronavírus, é muito mais benéfico para ambos os lados que a entrega seja feita a domicílio.

Essa opção evita com que os consumidores se contaminem no local que seria feita a retirada. Dessa forma, a compra é feita online e o consumidor recebe o produto em casa.

Precauções com a economia

Muitos parâmetros afetam a economia e o mecanismo do mercado. O hábito de consumo da população é um dos principais deles.

O empreendedor precisa estar atento ao cenário econômico para ter uma perspectiva do que esperar do futuro financeiro do seu negócio. Em meio a uma crise as possibilidades de ação se reduzem, mas ainda existem.

Com as informações corretas é possível evitar perdas e adotar medidas adequadas. Esse é o caso do E-commerce. Em meio a pandemia da Covid-19, esse tipo de venda é ideal para evitar o contágio e a melhor solução para as lojas que tiveram redução nas suas vendas.

Por isso, as empresas que adotam esse sistema conseguem lidar melhor com esse momento. Os cuidados com a economia de um empreendimento devem ser constantes e a melhor forma de fazer isso é conhecendo o mercado para adotar as precauções necessárias.