Pedro Alberice

O professor Pedro Albeirice, docente da Universidade Federal do Tocantins, acaba de doar boa parte de sua biblioteca particular ao campus de Miracema. A entrega solene aconteceu na semana passada, no prédio da Biblioteca Paulo Freire.

São 750 exemplares, entre obras de literatura, educação, história e outros temas, todos adquiridos por Pedro Albeirice ao longo de sua vida e, agora, pertencentes ao acervo da Biblioteca, que está à disposição das comunidades acadêmica e externa.

“Todos podem imaginar o quanto um escritor e professor de literatura ama seus livros, mas entendi que era hora de desprender-me de uma parte de minha biblioteca particular em prol do Tocantins, que tanto bem tem feito a mim e a minha família”, afirma o professor, cuja atitude tem sido alvo de elogios e admiração de muitas pessoas.

O objetivo da doação, segundo ele, além de dotar a comunidade de 750 livros de qualidade, é incentivar para que outros colegas de trabalho dele façam o mesmo.

750 obras doadas à UFT-Miracema Foto: Site da UFT

É costume, em centros maiores, haver doações dessa natureza, esporadicamente. Na Unesp, campus de São José do Rio Preto, há o registro de doação semelhante, sendo que há, na Biblioteca, uma seção que recebeu o nome do doador. Albeirice cursou o doutorado em Teoria Literária naquela instituição e esse exemplo o inspirou grandemente.

Segundo o site de notícias da UFT, o Chefe da Biblioteca do campus de Miracema, Geraldo Costa, afirmou que há no acervo muitas obras raríssimas, esgotadas comercialmente:  "teremos o cuidado com a preservação desses livros, pois serão instrumentos para os alunos realizarem pesquisa e aprofundarem seus conhecimentos", enfatiza.