Josélia Lima

O estudante Bruno Barros de Sousa, 12 anos, aluno da Escola Paroquial São Miguel, de Xambioá, a 507 km de Palmas, recebeu nesta quarta-feira, 7, no Rio de Janeiro, a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Bruno foi um dos 500 estudantes melhor classificados na Olimpíada em 2013 em todo o país. Ao todo, 99,35% dos municípios brasileiros tiveram escolas e estudantes inscritos na competição, com mais de 18 milhões de participantes, segundo dados da Comissão Organizadora da OBMEP.  O Tocantins garantiu duas medalhas de ouro, sete de prata, 60 de bronze e 365 menções honrosas.

Aos 12 anos e com duas medalhas de ouro na competição, Bruno afirma que os bons resultados são reflexo da dedicação na escola e nos estudos fora do horário de aulas. Para o pai do estudante, José Lindomar Filho, toda a família incentiva e aposta no potencial dele para a área de exatas. “O nosso filho é motivo de orgulho, estuda diariamente, é dedicado até demais”, frisou.

Com as premiações na competição nacional, Bruno garantiu vaga no Programa Preparação Especial para Competições Internacionais (PECI) para aulas com professores do Ministério da Educação e Cultura e no Programa de Iniciação Científica Jr.(PIC), que oferece aulas de Matemática especiais com professores universitários, em Araguaína.