Alunos Pedro Arnaldo e Hallan Wagner estudaram juntos e conseguiram ótimos resultados.
Foto: Divulgação

As ações realizadas pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) para ajudar os estudantes da 3ª série do ensino médio a terem um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), deram ótimos resultados.

Na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Juvenal Pereira de Souza, de Tabocão, o estudante Pedro Arnaldo Paim Nunes Júnior, alcançou a nota 960 na redação do Enem.

Em Colinas, a estudante Jordana Simonelle tirou a nota 940 na redação e Eva Silvestre alcançou a nota 900. Ambas são estudantes do Centro de Ensino Médio Presidente Castelo Branco.

Também as estudantes Chrislaine Sousa, do Colégio Estadual Archangela Milhomem, localizado em Couto Magalhães, e Angela Cristina Dias Maffissoni, 18 anos, do Colégio Estadual Duque de Caxias, de Taquaruçu, tiraram nota 920.

Angela recebeu o incentivo da mãe, Luciana Dias, desde a infância para aprimorar o gosto pelos livros, pela leitura e pela escrita. “Tenho muito orgulho da minha filha e tenho certeza que ela se tornará uma excelente profissional”, frisou Luciana. Angela deseja cursar medicina ou psicologia.

Este ano, a redação abordou o tema “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”, e as provas do Enem foram realizadas nos dias 3 e 10 de novembro de 2019. A prova de redação foi aplicada no primeiro dia. Dos mais de 3,9 milhões de participantes do Enem, apenas 53 conseguiram a nota máxima (1.000) na redação e 143.736 estudantes tiraram nota zero.

O estudante Pedro Arnaldo contou que ficou surpreso com a nota da redação. Desde o início do ano letivo de 2019 ele começou a se esforçar mais para alcançar um sonho de cursar Medicina. “Além dos estudos em sala de aula, montamos um grupo de alunos para estudar. No início eram cinco, terminou em dois. Eu não desisti porque percebi que precisava de firmeza e disciplina para alcançar aquilo que desejamos. Foram muitas horas de estudos, muitas vezes estávamos cansados, sem vontade de estudar, mas persistíamos”, contou. O colega de estudos de Pedro é o estudante Hallan Wagner Alves de Farias, 18 anos, que tirou 860 na redação e também deseja uma vaga no curso de Medina.

Como orientação para os alunos que estão no ensino médio, Pedro Arnaldo destacou alguns pontos. “Minha orientação é que comece a se preparar logo na 2ª série do ensino médio, com estudos intensivos, revisão, leituras e exercícios”, revelou.

Para a secretária Adriana Aguiar o resultado do Enem para muitas escolas da rede pública representa o sucesso das ações promovidas pelo Governo do Estado, para orientar e preparar os estudantes para as avaliações externas.

“Ficamos muito felizes com tantos estudantes sendo destaques no Enem 2019, no nosso Estado. Isso representa que estamos no caminho certo. Com as ações do #ToNoEnem, proporcionamos aos jovens oportunidades para que eles possam traçar metas e conseguir ingresso em ótimas faculdades. Todas as ações que realizamos tiveram como objetivo oportunizar aos alunos de escolas públicas, caminhos e possibilidades para que eles continuem com os estudos, agora, na esfera superior. E aos que optarem pelo exercício de uma profissão, que saibam fazer boas escolhas e que  tenham sucesso na vida profissional”, pontuou.

#ToNoEnem

Em 2019, a Secretaria da Educação desenvolveu várias atividades para ajudar os estudantes que estavam concluindo o ensino médio. Entre elas, foram realizados Simulados do Enem, no primeiro de no segundo semestre, nos moldes similares ao exame realizado pelo Instituto Nacional de Estudos Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). 

Também em todas as Diretorias Regionais de Educação foram realizados os aulões, para compartilhar material de estudos para os estudantes e tirar dúvidas. Também foram disponibilizados materiais de estudos.

Aluna Angela Maffissoni, comemora a nota 920 na redação.