Fiscalização foi realizada em rios dos municípios de Couto de Magalhães, Juarina, Bernardo Sayão, Arapoema e Pau Darco.
Foto: Naturatins/Gov. TO

Em cumprimento ao cronograma de ações previstas durante a piracema, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da Agência Regional de Araguaína, realizou uma operação de fiscalização no último final de semana, 16 e 17, nos municípios de Couto de Magalhães, Juarina, Bernardo Sayão, Arapoema e Pau D'arco.

A operação teve como objetivo coibir a pesca durante a piracema, que teve início no dia 1º de novembro de 2020 e vai até o próximo dia 28 de fevereiro, quando estão proibidas todas as modalidades de pesca em todo o território tocantinense.

De acordo com a diretora da Agência Regional do Naturatins em Araguaína, Lorena Alves, no decorrer da operação, a equipe abordou e orientou tripulantes de embarcações sobre o período de defeso e da necessidade de que os peixes tenham sua reprodução respeitada, como forma de garantir a manutenção dos cardumes nos rios do Tocantins.

Também foi realizado recolhimento de material usado em pesca predatória, que é ilegal não apenas durante a piracema, mas em qualquer época do ano. Dentre esses materiais, as redes de malha fina que pegam peixes pequenos que ainda não alcançaram a idade reprodutiva.

Ao todo, mais de 2,5 mil metros de redes foram retirados do rio Araguaia, com vários peixes presos na malha.

Os peixes que ainda estavam vivos foram devolvidos ao rio, e os que estavam mortos foram doados para comunidades carentes de Araguacema. Todo o material foi recolhido para o pátio do Naturatins.  Como os donos das redes não foram identificados, os fiscais não lavraram nenhum auto de infração.

“Mesmo com todas as orientações que o Naturatins dá ano após ano, as pessoas continuam insistindo em pescar durante a piracema, usando inclusive redes com malha fina, que não são permitidas por lei em época nenhuma”, lamentou Lorena Alves.

Os fiscais Joel Ronald Machado Rosa, Raylma Miranda Gomes e Gervázio Pereira Costa percorreram o rio Araguaia, começando no porto de Couto Velho, na cidade de Couto Magalhães, passando por Juarina e Bernardo Sayão.

Em seguida, a equipe percorreu o porto do assentamento Mutamba até o porto do Jacu, localizados em Arapoema. No último dia da operação, a equipe se deslocou até o município de Pau D'arco, onde fez também vistoria por terra nos rios Jenipapo e Araguaia, do porto da balsa até a Praia da Cigana, próximo ao povoado Garimpinho.