Política

Gestão Dimas dá o drible da vaca em juiz para manter comércio funcionando

O decreto 208, que suspendeu o atendimento presencial no comércio de Araguaína, perde a validade neste domingo (5) e a decisão do juiz torna-se sem efeitos práticos.

Av. Cônego João Lima, centro comercial de Araguaína.
Foto: Fernando Almeida/AN

Pressionando por empresários, o prefeito Ronaldo Dimas (Podemos) flexibilizou o decreto 208 de 23 de março que suspendia o atendimento presencial no comércio de Araguaína.  Para isso, ele editou outro decreto, o 214, publicado dia 26 em que autorizou a reabertura do comércio, com medidas restritivas.

Diante disso, a Defensoria Pública Estadual (DPE) ingressou com ação na Justiça. Nesta quinta-feira (2) o juiz de direito da 1ª Vara da Fazenda e Registros Públicos de Araguaína Sérgio Aparecido Paio suspendeu o decreto 214 por meio de liminar.

E, em tese, passou a valer o decreto 208, que é mais rigoroso.  Acontece que o magistrado concedeu o prazo de 24 horas para a prefeitura tomar as medidas de cumprimento da ordem Judicial e suspender o atendimento presencial no comércio.

Mas a gestão Dimas viu interferência da Justiça no Executivo e anunciou na noite do dia 2 que iria recorrer da decisão. E o comércio funcionou com atendimento presencial na quinta-feira e na sexta.

A seguiu a máxima do Direito: decisão judicial não se discute, se cumpre [no caso por ser liminar] e depois recorre. E na noite desta sexta-feira (3) Dimas publicou no Diário Oficial a revogação do Decreto, em cumprimento à ordem do Juiz. 

Em tese, o atendimento presencial no comércio foi suspenso e as empresas precisam cumprir. Ocorre que o decreto 208 perde a validade neste domingo (5) e a decisão do juiz torna-se sem efeitos práticos.

Além disso, o decreto 214, que flexibilizou as medidas, também perde a validade no domingo. Com isso, o comércio poderá abrir normalmente na segunda-feira (6).

Neste cenário, cabe à prefeitura avaliar a situação e tomar medidas, sejam para manter as restrições ou impor novas. Isto é, Dimas deu o drible da vaca no Juiz, vai ditar as novas regras do jogo para o comércio voltar a funcionar.

Leia+

Gestão Dimas vê interferência da Justiça e recorre para manter comércio aberto

Justiça derruba decreto de Dimas e suspende atendimento presencial no comércio

MPE, MPF e MPT recomendam Dimas a fechar o comércio de Araguaína novamente

Dimas flexibiliza decreto e comércio de Araguaína reabre nesta sexta-feira, 27

Após cobrança, Dimas permite abertura de restaurantes às margens da BR-153

Além de fechar bares e boates, Dimas suspende atendimento presencial no comércio em geral