Com números que lembram situações de guerra, o trânsito brasileiro mata milhares de pessoas anualmente, o que leva o poder público a desenvolver ações positivas de conscientização de condutores, ciclistas e pedestres. No mês de maio, os órgãos ligados à gestão de trânsito e o poder público, lançaram a campanha “Maio Amarelo” - que segue a tendência das ações “Outubro Rosa e Novembro Azul”, realizadas para lembrar ações de prevenção do câncer de colo do útero e da próstata, respectivamente. Com o “Maio Amarelo”, o objetivo, conforme o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO), é promover ações de conscientização de todos os que utilizam as vias urbanas e as estradas no sentido de reduzir os acidentes e, consequentemente, as mortes.

Conforme números do Detran, no Tocantins foram registrados, entre 2011 e agosto de 2013 mais de 25 mil acidentes e, destes, 15.690 foram com vítimas (fatais ou não fatais). Desta forma, conforme o coordenador da entidade, Yuri Nery, ações como as do "Maio Amarelo" se tornam uma forma direta e efetiva para conscientizar a população a respeito dos benefícios de um trânsito seguro. “É importante as pessoas terem a consciência de que o trânsito é cidadania, é respeito, e isto faz a diferença”, disse.

Para quem trafega diariamente por ruas, avenidas e estradas tocantinenses, ações como o "Maio Amarelo" são uma importante ferramenta para garantir mais segurança no trânsito. De acordo com a assistente social Maria Bonfim Marino Silva, estas medidas vêm para conscientizar sobre os riscos de ações inconsequentes no trânsito. “A maioria das pessoas faz o uso de bebida [alcoólica] antes de dirigir e não pensam no perigo que levam a outras pessoas e a elas mesmas”, frisou.

Já o corretor de imóveis Jean Carlos Silva de Sousa, destacou que estas ações de conscientização promovidas no trânsito têm um efeito positivo na população. “Isso valoriza muito o trânsito, pois vemos que estão acontecendo cada vez mais acidentes, mesmo com as ruas largas e bem sinalizadas”, completou.

Durante todo o mês de maio, o Detran Tocantins realiza ações positivas na tentativa de atingir o maior número possível de pessoas com informações a respeito do trânsito, seus riscos e consequências. “Serão realizadas blitz educativas, além de ações nas escolas, secretarias e outras repartições. Se conseguirmos atingir toda a população, este é o nosso objetivo”, destacou Nery.

Como símbolo da campanha, estão sendo distribuídos pequenos laços na cor amarela, que as pessoas poderão utilizar como forma de apoio à ação de conscientização por um trânsito seguro. Além disso, o Detran disponibilizou sua página em rede social para que as pessoas possam aderir ao "Maio Amarelo". “Nós também estamos à disposição na sede do Detran, por meio da parte de educação ou da assessoria de comunicação, para que as pessoas possam nos procurar e tirar dúvidas, pegar informações ou dar sugestões sobre possíveis ações que podemos desenvolver”, completou o coordenador.

As ações do "Maio Amarelo", segundo Nery, serão desenvolvidas durante todo o mês em Palmas e em outras cidades tocantinenses. Para mais informações, os interessados em participar da campanha podem acessar o www.maioamarelo.com e consultar sobre números, agenda, vídeos institucionais.