Helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer)

Três estudantes de geologia da Universidade de Brasília (UNB) foram resgatados pelo helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) na tarde desta quarta-feira (4). Eles estavam em uma região de mata próximo de Porto Nacional, na região central do Tocantins.

Gabriel Ribeiro Moizinho, Caroline Araújo Freitas e Matheus Alves da Silva subiram a serra para realizar pesquisas, mas ficaram presos num penhasco, próximo a divisa com o município de Fátima e não conseguiram descer. O grupo se perdeu pela manhã desta quarta-feira.

De acordo com o Cioper, as buscas começaram após o sinal de um localizador GPS ser acionado nos Estados Unidos. A partir daí, a Polícia Militar do Tocantins foi comunicada e passou a provável localização para os tripulantes da aeronave.

Por volta das 14h, a aeronave do Ciopaer decolou de Palmas em direção ao local. O grupo foi encontrado após 20 minutos de voo em uma área de mata entre Porto Nacional e Fátima, 116 quilômetros de Palmas.

Eles estavam na encosta de uma serra em visível estado de cansaço, já que água havia acabado.

Para fazer o resgate, a equipe do Ciopaer precisou usar uma corda para puxar os pesquisadores para a aeronave. A equipe do Ciopaer desceu e abriu uma clareira na mata fechada para chagar até o paredão de pedra, onde os três estudantes estavam presos e sem poder descer ou subir devido às condições do local.

Após serem socorridos, os estudantes foram levados para Porto Nacional e transportados para o Hospital Regional da cidade pelo Corpo de Bombeiros.