
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério da Saúde, iniciou coleta por telefone da PNAD Covid. O objetivo é monitorar qual a parcela da população que apresentou sintomas e quantos procuraram atendimento hospitalar.
Segundo o órgão, serão entrevistados 2.980 domicílios no Tocantins, distribuídos em 80 municípios. O IBGE convocou a população a atender os entrevistadores e dessa forma colaborar para construção de medidas de combate à pandemia e à crise causada por ela.
Para confirmar se o entrevistador é ou não do IBGE, o morador pode ligar gratuitamente para 0800-721-8181, digitar a opção 1 e confirmar a identidade do entrevistador. O funcionamento do 0800 é de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 14h.
Outra forma é acessando o site Respondendo ao IBGE (https://respondendo.ibge.gov.br/entrevistador) e informar matrícula, RG ou CPF do entrevistador. No Tocantins, essa confirmação também pode ser feita pelo e-mail atendimento.to@ibge.gov.br.
Dados pesquisados
A entrevista deve durar cerca de 10 minutos. Além das perguntas sobre sintomas da doença, também serão questionados os tipos de atendimento e tratamentos que cada um recebeu, além de rendimentos da família, todos os dados serão tratados como confidenciais.
A pesquisa será feita mensalmente e vai revelar a quantidade de pessoas que tiveram os sintomas de Covid-19, como febre, tosse, dificuldade de respirar, falta de paladar e olfato, fadiga, náusea e coriza.
Divulgação
Os primeiros resultados têm divulgação prevista ainda em maio. “Nosso cronograma de coleta vai depender da extensão da pandemia, mas planejamos divulgar os resultados semanalmente, às sextas-feiras”, explica a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Maria Lucia Vieira.
Ela ressalta que os dados para Brasil e grandes regiões serão disponibilizados semanalmente, enquanto as informações por estado serão mensais.
Mercado de trabalho
A PNAD Covid também vai acompanhar as mudanças no mercado de trabalho neste período de pandemia, abordando questões sobre a prática de home office, os motivos que impediram a busca por emprego e os rendimentos obtidos pelas famílias.
Sigilo das informações
Nesse cenário de pandemia é ainda mais importante que a sociedade entenda a relevância das pesquisas e atenda o IBGE pelo telefone para garantir que as informações que o país precisa continuem sendo produzidas. Todos os dados coletados pelo órgão têm sua confidencialidade garantida pela lei nº 5534/1968, que trata do sigilo da informação e garante que eles só podem ser utilizados para fins estatísticos.