A capacitação dos servidores foi dividida em turmas para evitar a aglomeração de pessoas
Foto: Marcos Sandes/Ascom

A Prefeitura de Araguaína continua com o processo de seleção pública para os novos ACS (agentes comunitários de saúde) e ACE (agentes de combate a endemias). Ao todo, estão abertas 380 vagas, contando com o cadastro reserva. Por meio do IDIB (Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro), serão aplicadas as provas objetivas para 3.750 candidatos, neste domingo, 25, a partir das 9 horas.
 
Com duração de três horas, conforme o edital da banca organizadora, as provas objetivas irão exigir conhecimentos em Língua Portuguesa, noções de informática e do SUS (Sistema Único de Saúde), além de conhecimentos específicos na área de agentes comunitários de saúde e de combate a endemias.
 
Os dois cargos terão 40 horas de trabalho semanal e com salário-base de R$ 2.424, que irão atuar em todos os bairros de abrangência das 20 UBS (unidades básicas de saúde) das zonas urbana e rural de Araguaína.  
 
Horários
A aplicação dos exames foi dividida em dois períodos, durante a manhã são os candidatos às vagas de agente comunitário de saúde, que terão de 9 horas até o meio-dia para finalizarem as questões. Enquanto no período vespertino, das 15 às 18 horas, será a vez dos que pretendem atuar como agentes de combate a endemias realizarem as provas.
 
Locais
Sete instituições vão receber os candidatos durante a aplicação do certame, são as escolas estaduais: Professor João Alves Batista, Colégio Guilherme Dourado e Modelo; entre as escolas municipais estão a Dr. Simão Lutz Kossobutzki, Escola Municipal Luiz Gonzaga e as de Tempo Integral Joaquim Carlos e William Castelo Branco Martins.
 
Os locais estão distribuídos a maioria no Centro e em outros setores, como Parque Sonhos Dourados, Costa Esmeralda e Parque do Lago.
 
Exigências
Ainda segundo o edital, o candidato deverá comparecer ao local da prova com uma hora de antecedência e as seguintes documentações em mãos: Comprovante de inscrição, o documento original da identidade pessoal com foto, caneta esferográfica de tinta azul ou preta de material transparente.
Outra exigência é o uso de máscaras de proteção facial durante a permanência no local de aplicação do certame.
 
Mais informações
O edital de seleção pública para contratação de ACS e ACE foi publicado no Diário Oficial do Município do dia 12 de julho e as inscrições encerraram no dia 15 de agosto.
 
A seleção foi dividida em três etapas: prova objetiva, análise de títulos e curso de formação profissional. O caderno de prova será disponibilizado para os candidatos no site do IDIB, no dia seguinte ao da aplicação das provas. Os resultados finais serão disponibilizados em até 30 dias. Todas as informações podem ser encontradas no seguinte endereço:  www.idib.org.br.