Carlesse e a secretária da Seduc, Adriana Aguiar, em visita à unidade de ensino em Gurupi.
Foto: Katriel Bernardes

Em Gurupi, o Governador Mauro Carlesse, acompanhado pela secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, visitou nesta quarta-feira, 9, o Colégio Militar do Estado do Tocantins – Presidente Costa e Silva.  A unidade de ensino foi a primeira a adotar o novo padrão visual que está sendo aplicado nas escolas da rede estadual.

Desde maio, a Seduc orienta que as escolas que passarem por reforma ou novas obras adotem a proposta que evidencia a identidade cultural e histórica do Estado do Tocantins por meio das cores extraídas do Brasão do Estado e do uso da iconografia tocantinense, que destaca as particularidades regionais do nosso Estado.

“É uma preocupação da nossa gestão garantir aos estudantes ambientes agradáveis que, alinhados ao material humano das nossas escolas, possam alcançar resultados positivos. O que estou vendo aqui é um ambiente lúdico e propício à aprendizagem", pontuou o governador Mauro Carlesse.

O novo conceito de identidade visual definido para as escolas estaduais do Tocantins visa destacar a importância da escola, do professor e do aluno no âmbito escolar, partindo da proposta de uma árvore iconográfica, em que a escola representa as raízes - detentora dos nutrientes necessários e essenciais para a vida social do aluno; o professor, o tronco - condutores dos conhecimentos; e os alunos  são as folhas - que absorve todo conteúdo e dão vida ao ambiente educacional e, após este período escolar, se lançam para o futuro em busca de alcançar seus sonhos e objetos.

"Construímos essa nova proposta com o aval do governador, que está sempre muito atento à educação tocantinense. Ele conhecia bem a proposta, mas só agora está tendo a oportunidade de verificar o resultado da aplicação. Temos feito um trabalho integral em prol dos nossos estudantes", ressaltou a titular da Seduc, Adriana Aguiar.

Ainda de acordo com Adriana Aguiar, a mudança visual reflete diretamente na aprendizagem dos estudantes. "Passada essa fase de pandemia, quando os estudantes tiverem a oportunidade de desfrutar desse novo ambiente, a aprendizagem deles será diretamente impactada, pois o ambiente é parte do processo de construção do conhecimento", destacou.

Identidade

Entre os elementos adotados pela Pasta está o uso do triângulo amarelo do brasão tocantinense, que inspira a proposta de aplicação do mosaico 3D no muro e fundo das salas de aula. Palavras de valores tais como: paz, amor, amizade, honestidade, entre outras, foram aplicadas na parte externa da sala de aula.

Os triângulos, em algumas partes, se unem formando quadrados e são aplicados com a referência iconográfica de elementos de plantas nativas, da arquitetura tocantinense, como os casarios de Natividade e das pinturas rupestres. Esses mesmos elementos compõem a árvore iconográfica aplicada no muro das unidades de ensino.