Cem policiais de diferentes unidades da Polícia Civil participaram da Operação Adsumus - Estado presente
Foto: Divulgação/PC-TO

Uma mega ação da Polícia Civil prendeu cinco homens, na manhã desta sexta-feira (7), durante a Operação “Adsumus - Estado Presente”, deflagrada para combater ameaças em meio a um conflito de terras na zona rural de Palmeirante.

Os alvos foram presos em flagrante por posse ilegal de armas caseiras e munições, após cumprimento de mandados de busca e apreensão na Fazenda Vargem Boa e em 154 barracos do Assentamento Dina Guerrilheira.

De acordo com o delegado regional de Colinas do Tocantins, Jodivan Benevides, a ação respondeu a denúncias cruzadas: assentados relataram ameaças de fazendeiros, enquanto proprietários rurais acusaram os ocupantes de intimidação com armas.

“Diante desse cenário, representamos pelos mandados de busca e apreensão, os quais foram deferidos pela justiça e cumpridos na manhã de hoje. A operação ocorreu sem nenhum tipo de intercorrência, não houve resistência”, afirmou.

Os presos foram levados para a 6ª Central de Atendimento da PC, em Colinas, onde são interrogados antes de serem encaminhados ao sistema prisional.  “As investigações continuam no sentido de elucidar todo esse contexto de ameaças e responsabilizar as pessoas envolvidas”, ressaltou o delegado Benevides.

A operação mobilizou 100 policiais de unidades especializadas, incluindo equipes de repressão ao crime organizado, narcóticos, homicídios e o Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE). O objetivo foi garantir segurança na região, marcada por tensões agrárias históricas.

Mandados foram cumpridos em uma fazenda e um assentamento em Palmeirante - Foto: Luiz de Castro/SSP-TO