
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (25/02), a Operação RIBALDO, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso suspeito de fraudar benefícios previdenciários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Araguaína.
Nesta etapa da investigação, os policiais federais cumprem dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão nas cidades de Araguaína/TO e Imperatriz/MA. Os mandados cumpridos na ação de hoje foram expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal da Subseção Judiciária de Araguaína/TO.
Segundo a PF, a investigação aponta que os criminosos utilizavam certidões de nascimento falsificadas e outros documentos adulterados para obter indevidamente benefícios previdenciários.
O foco da operação, além de interromper as atividades ilegais, é identificar todos os envolvidos e coletar provas que sustentem as acusações.
Os suspeitos poderão ser indiciados pela Polícia Federal e responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de estelionatos, falsificação de documento público, entre outras condutas que forem identificadas.
Sobre o nome da Operação, o termo “ribaldo” faz alusão àquele que atua com fraude, trapaceiro, elementos ínsitos ao crime de estelionato.